Lectra avança na transformação digital

Antes de avançar para o webinar sobre o Modaris Expert que se realiza amanhã, 7 de outubro, a Lectra mostrou como o Kubix Link pode ser a solução para a transformação digital das empresas e uma ferramenta para o novo normal que se criou com a pandemia.

Kubix Link [©Lectra]

No regresso aos webinares depois da série Café da Manhã – o próximo, sobre o Modaris Expert, realiza-se quarta-feira, 7 de outubro, às 10h, com inscrições gratuitas aqui –, a filial portuguesa da Lectra abordou o Kubix Link e as suas potencialidades no negócio da moda, numa altura em que a pandemia mudou a forma de trabalhar de muita gente.

«Várias empresas em todo o mundo têm encarado a transformação digital como ferramenta de trabalho para o novo normal», explicou, na introdução, Susana Costa, diretora de marketing da Lectra Portugal.

Embora seja ainda, em grande parte, uma incógnita, o novo normal implica «em maior ou menor grau, evitar o contacto social», indicou Fernando Ribeiro, especialista em soluções Lectra da filial portuguesa, citando o desfasamento de horários nas empresas e o trabalho remoto como duas alterações que estão a afetar a forma como a indústria da moda funciona atualmente, nomeadamente em termos de limitação da comunicação. «Terá uma grande componente online», referiu, assim como «motiva a criação de soluções inovadoras».

Susana Costa (Lectra)

Lançado em 2017, o Kubix Link disponibiliza «de forma muito simples» informação sobre as coleções, os produtos, os materiais usados e os fornecedores, permitindo uma visão abrangente e em tempo real no desenvolvimento do produto. Esta informação está acessível em diferentes dispositivos, desde que tenham ligação à internet, e permite a sua visualização de diferentes formas, seja a partir do DAM (Digital Asset Management), do PLM (Product Lifecycle Management) ou de um sistema PIM (Product Information Manager) – nomeadamente para usar em lojas online, sem necessidade de duplicação da informação. «São maneiras diferentes de mostrar a informação que a empresa tem», referiu Fernando Ribeiro, que sublinhou ainda que «a plataforma é tão facilmente personalizável que é possível customizá-la» para as necessidades das empresas.

Balutêxtil elogia

Entre as empresas que estão já a usar esta plataforma inclui-se a Diadora, a Diesel, a Marni, a Alexander McQueen, a Loro Piana e a portuguesa Balutêxtil, que se focou na informação sobre os produtos que desenvolve para os seus clientes de private label. «A qualquer altura, com qualquer dispositivo (PC, tablet ou telemóvel), posso seguir o estado do desenvolvimento de um produto através de dashboards dedicados», apontou, citada pela Lectra, Maria de Lourdes Barros, CEO da empresa portuguesa. «Os utilizadores podem facilmente partilhar dados em tempo real, tornando-se mais eficientes», destacou.

Para Renato de Sousa Barros, business operations da Balutêxtil, «todos os dados acessíveis a toda a equipa, no mesmo lugar, torna o fluxo de informação mais fácil. O Kubix Link ajuda-nos a trabalhar de forma mais inteligente e com maior rapidez num ambiente suportado pela tecnologia».

Maria de Lurdes Barros (Balutêxtil)

Já Cristiano Simonetto, diretor de informática do Tecnica Group, especialista em vestuário técnico e de desporto, realçou que «com o Kubix Link podemos centralizar as informações do produto de toda a cadeia de fornecimento, disponibilizá-las a todos os participantes da cadeia de valor e também compartilhá-las com os consumidores através da web, comércio eletrónico e lojas em todo o mundo».

O Kubix Link é uma solução sediada na cloud e está disponível por subscrição.