Depois de vencer pela sétima vez consecutiva a Volta a França em bicicleta, a prova mais importante do ciclismo internacional, e de se ter despedido da modalidade ao superar o recorde de vitórias na edição do ano passado, Lance Armstrong foi homenageado pela Nike, que decidiu assinalar o notável percurso do ciclista, customizando a sua bicicleta com uma séria de símbolos e ícones que ilustram a sua vida e a sua carreira.
Em conjunto, o conhecido artista nova-iorquino, Futura e o designer da Nike, Mark Smith, desenvolveram uma iconografia expressiva da personalidade e percurso de Lance Armstrong. Desta forma, Futura definiu o conceito e criou os primeiros 26 ícones e Mark Smith desenvolveu-os e traduziu-os para uma linguagem mais ampla e pessoal. O resultado final é um conjunto de 40 pequenos símbolos que incluem representações gráficas de cada vitória da volta a França imagens simples que transmitem toda uma carreira e personalidade do ciclista.
A linguagem iconográfica criada por Mark Smith foi transferida para a roda traseira da bicicleta de Lance Armstrong e de um modo irregular parecendo salpicos. Os ícones foram impressos a amarelo, cor privilegiada por Lance, não apenas por ser a cor da camisola do líder, mas também por se tratar de um símbolo de coragem e confiança traduzida na campanha Wear Yellow, lançada no início de 2004 pela Nike, que tinha como intenção apoiar a fundação Lance Armstrong no combate ao cancro.
O projecto Futura/Lance Armstrong não ficou apenas limitado customização da bicicleta do campeão de ciclismo, estendendo-se também a uma linha limitada de ténis, sacos de ginástica e t-shirts. A Nike relançou o Nike Zoon FC, um modelo de ténis de futebol muito popular entre os ciclistas, pela sua leveza e estabilidade. Os ícones Nike/Futura foram impressos em 500 pares destes ténis, o que lhes deu um look completamente distinto.