Kornit valida a sustentabilidade das soluções

A Kornit, que em Portugal é representada pela Tajiservi, fez estudos de avaliação do ciclo de vida dos seus equipamentos onde mostra que as tecnologias Atlas MAX, de estamparia digital, e Presto MAX, de estamparia em rolo, permitem poupanças significativas de recursos.

[©Kornit]

A tecnologia MAX da Kornit, «além de ser a mais avançada tecnologia de estamparia digital têxtil do mercado, entrega também uma produção com um nível de sustentabilidade não possível com o processo tradicional ou até outras tecnologias digitais», afirma José Barroso, responsável de marketing da Tajiservi, que revela que um estudo de avaliação do ciclo de vida mostra «como é possível realizar as mesmas produções, utilizando uma quantidade muito reduzida de recursos».

Na solução de estamparia à peça Kornit Atlas MAX, foi realizado um estudo com 500 t-shirts, incluindo estamparia e secagem, tendo sido usado como referência de comparação o mesmo número de unidades mas fabricadas com recurso a um processo convencional de seis quadros e corante com 65% plastisol e 35% à base de água.

Kornit Atlas MAX [©Kornit]
Os resultados revelam que a Kornit Atlas MAX usou 4,18 litros de água, equivalente a uma poupança de 93,8%, e 1,2 MJ de energia, correspondendo a menos 66,57% do que o processo convencional. Houve ainda uma redução de 82,3% nas emissões de CO2.

«E se todas as produções passassem a ser feitas nesta tecnologia? Melhoraria a nossa qualidade de vida e com certeza não hipotecaria o nosso futuro», acredita José Barroso.

Estamparia em rolo também compensa

A especialista em tecnologia de estamparia avaliou igualmente a solução Presto MAX, desta vez num cenário de estamparia em rolo de um metro quadrado, tendo como base de comparação um processo de estamparia rotativa, corantes reativos e o mesmo estampado num tecido com características semelhantes.

De acordo com a avaliação, cujos resultados foram comunicados pela Tajiservi, a Kornit Presto MAX usou 3,3 litros de água (-95,63% do que o processo convencional, equivalente a 20,4 dias de água potável) e 0,18 MJ de energia (-94,78%, que representa 147 minutos de televisão ligada), tendo emitido 0,23 kg de CO2 (o mesmo emitido num percurso de automóvel de 8,5 km).

Kornit Presto MAX [©Kornit]
Estas poupanças são conseguidas graças à necessidade de menos processos, com menor intervenção humana, menos desperdício, consumo de energia mais baixo do próprio equipamento e químicos mais seguros, uma vez que «a coesão e adesividade dos corantes Kornit são maiores do que os utilizados nos processos convencionais, levando a uma menor quantidade de químicos envolvidos. A Kornit utiliza menos solventes e não contém ftalatos», explica José Barroso.

Além disso, salienta o responsável de marketing da Tajiservi, «com a tecnologia de estamparia com pigmento da Kornit, a versatilidade do processo é extremamente alargada, pois com apenas um equipamento, conseguirá estampar em todo o tipo de tecidos».