«Na Knot trabalhamos para ser cada vez mais sustentáveis, quer por meio de ações diárias, quer através de projetos como o Re.love – roupa Knot em segunda mão – ou da venda de artigos de coleções passadas. Mas porque é importante que façamos ainda mais, criámos a coleção cápsula Zero Waste, desenvolvida através do reaproveitamento do excesso de tecidos de coleções anteriores, com o objetivo de reduzir o desperdício têxtil», explica a marca em comunicado
A coleção tem por base o conceito de «qualidade e conforto com consciência» e, sustenta a Knot, «representa o compromisso com um mundo melhor».
A sustentabilidade tem sido uma das premissas da insígnia de vestuário de criança, que acredita que «enquanto marca, e particularmente uma marca que opera numa das indústrias com impactos menos positivos a nível ambiental, temos um papel fundamental a desempenhar no caminho para a sustentabilidade e para a sobrevivência e conservação do nosso planeta».
A somar à coleção-cápsula Zero Waste, a marca, que produz maioritariamente em Portugal, lançou o Re.Love, um projeto de revenda de peças de roupa Knot em segunda-mão, e o Knot Memories, peças de coleções antigas que são vendidas a preços inferiores. A marca tem ainda em Lisboa um espaço onde vende peças com pequenos defeitos ou amostras de coleção por valores mais baixos.
«Assumimos este compromisso desde sempre, com uma preocupação constante na forma como e onde os nossos produtos são produzidos, não só em questões de sustentabilidade como de ética. Mas cada vez mais, e particularmente ao longo dos últimos anos temos vindo a reconhecer cada vez mais o importante papel que temos na sociedade e o impacto que os nossos produtos têm no ambiente e por isso temos vindo a desenvolver vários projetos para uma Knot cada vez mais sustentável».
Com a coleção-cápsula Zero Waste, «juntos facultamos as ferramentas necessárias às crianças, para que comecem desde cedo a cuidar do seu futuro», conclui a Knot.