Foi no passado dia 24 de setembro que a KiK se estreou em Portugal com a abertura da primeira loja no Retail Park dos Carvalhos, em Pedroso, próximo de Vila Nova de Gaia. A marca alemã planeia a abertura de novos pontos de venda não só no Grande Porto, mas ainda em Lisboa e no Algarve.
Também o país vizinho acolherá lojas KiK, com a primeira abertura prevista para 29 de setembro em Sevilha. Em agenda estão mais 15 lojas, sendo o foco a região da Andaluzia e Madrid, sem esquecer o norte e a costa do mar Mediterrâneo, que fazem parte dos planos de expansão da cadeia low cost.
«A KiK é uma empresa na área do retalho em forte crescimento. A expansão para novos mercados faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento, com a qual a KiK se tornou, nos últimos anos, uma das principais empresas de retalho da Europa», afirma Fernando Strubing Gomes, diretor-geral para a Península Ibérica. «O nosso objetivo é a KiK em todas as casas. Com as novas lojas em Portugal e Espanha, estamos cada vez mais próximos de alcançar esse objetivo», acrescenta.
Fundada em 1994, a KiK – que significa Kunde ist König, ou seja, traduzindo, o cliente é rei –comercializa vestuário, artigos para presentes, brinquedos, produtos de beleza, acessórios e têxteis para o lar. Com mais de 29 mil colaboradores e quatro mil lojas em 14 países – Alemanha, Áustria, República Checa, Eslovénia, Hungria, Eslováquia, Croácia, Polónia, Holanda, Itália, Roménia, Bulgária, Espanha e Portugal –, a retalhista gera vendas líquidas anuais de 1,9 milhões de euros.