A jovem designer de Almeirim modificou uma simples camisola cinzenta através da aplicação de apontamentos mais femininos, como folhos. «O upcycling sempre teve um lugar na minha vida. Sempre tive interesse em dar uma segunda vida a peças usadas. Este concurso ajudou-me a dar asas à imaginação e motivação para continuar a evitar desperdiçar roupa», afirma Joana Lobato.
A vencedora, estudante de design de moda da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, recebeu um cheque no valor de até 2.000 euros para a compra de equipamentos de lavagem e tratamento de roupa e garantiu a presença no desfile de Nuno Baltazar na próxima edição da ModaLisboa, agendado para dia 7 de outubro, às 19h30. «É importante participar nestas iniciativas como valorização profissional», sublinha Joana Lobato.
Para além do prémio à vencedora, que foi selecionada por um júri constituído por Nuno Baltazar, Catarina Barreiros (especialista em sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero) e representantes da AEG e da Luvin, o concurso atribuiu ainda um ferro vertical e um cheque-oferta de produtos AEG no valor de 150 euros às finalistas Izadora Chiara e Anabela Melo.
Durante três meses, a AEG desafiou estudantes de moda e costureiros amadores a transformar peças de vestuário já sem uso, provando que podem, e devem, ter uma nova vida, contribuindo para uma abordagem mais sustentável na moda. Nuno Baltazar foi o mentor deste processo que reuniu dezenas de candidaturas e culminou num desafio final a três.
«Desde o início, a iniciativa pretendeu chamar a atenção para a importância de adotarmos comportamentos mais sustentáveis. De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, em Portugal quase 4% dos resíduos urbanos são têxteis, uma preocupação crescente à escala mundial, onde a fast fashion tomou conta dos padrões de consumo. Antes de descartar uma peça de roupa, deve ponderar-se se uma camisa, um blazer ou um vestido não podem ser convertidos», destaca a AEG em comunicado.
A marca de eletrodomésticos acredita que «as provas do AEG Fashion Challenge continuam a ser uma fonte de inspiração para quem quer mudar a forma de gerir o seu guarda-roupa», pelo que todos os episódios estão disponíveis «para ver e rever» no site e no canal de YouTube da AEG Portugal.