Jeanologia reduz consumo de água em 99%

A propósito do Dia Mundial da Água, celebrado no passado dia 22 de março, a empresa espanhola Jeanologia anunciou que as tecnologias que desenvolveu permitem diminuir o consumo de água de 100 para 1 litro do tecido à peça de vestuário.

[©Jeanologia]

A chave da Jeanologia para obter esta redução inclui o H2Zero, um pequeno sistema de tratamento de água que se liga a cada máquina de lavar e permite criar um circuito fechado para a água.

A combinação da tecnologia G2, para os tecidos, que proporciona uma redução de até 95% do consumo de água, 100% de químicos, 80% de energia e uma pegada carbónica de até menos 40% face aos métodos convencionais, e das máquinas de lavar G2 Ozone, que conferem um efeito vintage e stone-wash sem usar água ou químicos, garantem a eliminação de 80% da água e de 70% dos químicos do processo.

[©Jeanologia]
«Estamos a enfrentar uma crise de água e enquanto indústria temos a responsabilidade de produzir usando o mínimo possível de recursos e de eliminar o desperdício», afirma Carmen Silla, diretora de marketing da Jeanologia. A sustentabilidade, aponta, «não é uma questão de marketing, é uma obrigação para toda a gente», lembrando que a questão está patente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, assim como no futuro quadro regulamentar da UE para a indústria têxtil.

Carmen Silla realça ainda a necessidade de medir constantemente o impacto ambiental, nomeadamente através do software EIM (Environmental Impact Measurement), uma plataforma para monitorizar o impacto dos processos de acabamento do vestuário desenvolvida pela Jeanologia, e adianta que «a nossa aspiração é juntar forças com todos os players da indústria para transformar os jeans na peça de vestuário mais sustentável da história da humanidade e um símbolo dos novos rebeldes da Terra: os rebeldes que amam e protegem o planeta».

Números acompanham evolução

[©Jeanologia]
A Jeanologia encerrou 2022 com um aumento nos seus resultados ecológicos, que a empresa mede em metros cúbicos de água contaminada que já não é despejada em cursos de água graças às suas tecnologias e serviços.

Só no ano passado, a Jeanologia garante ter poupado 19.375.000 metros cúbicos de água, o que seria suficiente para fornecer água durante um ano a cidades como Manágua, Oslo e Marraquexe.

Além disso, acrescenta, terá eliminado mais de 90 milhões de quilogramas de emissões de CO2, o que corresponde à mesma quantidade de dióxido de carbono capturado anualmente por uma floresta de cerca de 43,3 hectares.