ITV tailandesa em crescimento

A ITV tailandesa prevê que em 2004 as exportações apresentem uma subida de 12% relativamente aos valores registados em 2003, em sequência do aumento das exportações para a Europa e a China.

De acordo com os dados governamentais, as exportações de têxteis e de vestuário foram responsáveis por cerca de um terço do total das exportações da Tailândia, permanecendo as previsões positivas para o futuro, face ao aumento previsto do valor das exportações para os 6 mil milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros) no corrente ano.

Face à eliminação das quotas, prevista para o fim de 2004, os responsáveis tailandeses estão confiantes de que este facto irá exercer uma influência positiva sobre as exportações tailandesas de têxteis e de vestuário.

Devido à crescente concorrência ao nível mundial, o governo tailandês reforça a importância da necessidade dos exportadores tailandeses se adaptarem às novas situações, aumentarem a eficiência produtiva e reduzirem os custos de produção. Para além do maior rigor interno, é ainda sugerida a implementação de estratégias de marketing agressivas, a melhoria da qualidade do produto e o explorar de novos mercados externos, de forma a aumentar a competitividade.

De acordo com os dados divulgados pelo director do instituto têxtil tailandês, o valor das exportações de têxteis ao longo dos primeiros quatro meses do ano atingiu os 1,89 mil milhões de dólares (1,55 mil milhões de euros), reflectindo um aumento de 15,14% relativamente a igual período de 2003. O sector de vestuário apresentou o valor mais elevado, cifrado nos 859 milhões de dólares (706 mil milhões de euros), o que reflecte uma subida de 4,72% relativamente aos 820,3 milhões de dólares (674,1 milhões de euros) registados em igual período de 2003, ano em que o total das exportações cifrou-se nos 5,47 mil milhões de dólares (4,50 mil milhões de dólares).