Numa edição que, pela primeira vez, se realizou em novembro, e depois de uma paragem forçada nos últimos anos, os corredores da Messe München voltaram a encher-se para conhecer as novidades e inovações do universo do desporto reunido na ISPO. De acordo com a organização, mais de 1.700 expositores de 50 países, com destaque para a Alemanha, Itália, França, China e Taiwan, estiveram presentes, enquanto do lado dos visitantes, o número ascende a 40 mil de 117 países, onde, além dos alemães, estiveram em maior número italianos, franceses, britânicos e austríacos.
«O renovado conceito da ISPO Munich, com o Future Lab no centro, teve uma boa recetividade sobretudo junto da comunidade internacional de desporto, tanto expositores como visitantes», afirma Stefan Rummel, CEO da Messe München. «Este ano, a ISPO Munich também mostrou claramente, contudo, que o mercado está a mudar. Vamos ter isso em conta na forma como desenvolvemos a feira. O mercado de bens de desporto vai continuar a ser muito relevante, mas ao mesmo tempo, o foco estará cada vez mais em tópicos como moda desportiva, turismo, digitalização, saúde e fitness, nutrição e e-sports. Vamos, por isso, promover formatos inovadores que também nos deem acesso a novos grupos e segmentos-alvo», anunciou Tobias Gröber, que lidera o ISPO Group.
Inovações têxteis “made in Portugal”
Portugal esteve ainda em destaque noutros momentos, nomeadamente nos prémios ISPO Textrends, onde teve 41 amostras selecionadas – 32 no concurso de materiais e 9 naquela que foi a primeira edição dos prémios dedicada a vestuário desportivo.
Já a edição especial para o vestuário de desporto do concurso ISPO Textrends Awards foi liderado por Portugal, com nove produtos premiados, seis dos quais com a classificação Best Product. A Gulbena Têxteis foi a mais bem classificada na categoria casacos e coletes, com o casaco funcional Wind Breaker, e na categoria calças e meias-calças, tendo no total arrecadado quatro distinções.
Já a Olmac recebeu três prémios, sendo que o polo reversível Stubborn Polo foi considerado o melhor produto na categoria t-shirts e pullovers, enquanto a FORteams Lab venceu na categoria Accelerated Eco com um boné com características sustentáveis. A TMR Fashion Clothing teve igualmente um produto selecionado na categoria t-shirts e pullovers.
