Em 2019, o Presidente da Tunísia Kais Saied suspendeu o parlamento, depôs Governos, mandou prender líderes da oposição, minou a independência judicial e ajudou a alimentar a violência anti migrantes e refugiados.
Apesar disso, a economia tunisina tem crescido – a uma taxa de 2,4% em 2022, de acordo com o African Development Bank. As previsões do Fundo Monetário Internacional apontam para uma subida de 1,3% do PIB em 2023, embora a inflação tenha ficado em 9,1% em julho de 2023.
Os sectores do têxtil e do vestuário tiveram performances melhores do que a economia, com o CETTEX – Centre Technique du Textile en Tunisie a referir que as exportações de têxteis e vestuário cresceram 11,69% no ano até ao final de julho de 2023 face ao período homólogo de 2022, atingindo aproximadamente 5,9 mil milhões de dinares tunisinos (cerca de 1,77 mil milhões de euros). As exportações em volume, contudo, baixaram 4,44% no mesmo período.
As exportações para a Alemanha e a Itália têm registado um crescimento particularmente forte enquanto mercados de proximidade, com um aumento de 15,57% e de 25,25%, respetivamente. Contudo, para o mercado francês a subida foi de apenas no valor das exportações de vestuário da Tunísia, de 8,07% em termos anuais.
Especificamente, as exportações têxteis aumentaram 2,37% em valor até ao final de julho, mas as vendas de produtos intermédios tiveram resultados menos bons, com as exportações de tecidos e robes a sentirem quedas de 23,98% e 78,87%, respetivamente, em dinares tunisinos, em termos anuais.
Além disso, o valor das exportações têxteis para França caiu 1,28%, enquanto as exportações para Itália registaram um aumento notório de cerca de 16,46%.
Nafaa Ennaifer, vice-presidente da FTTH – Fédération Tunisienne du Textile et de l’Habillement, afirma ao Just Style que, no geral, a indústria está satisfeita. «Estes excelentes resultados são prova do trabalho e esforços dedicados das instituições», sublinha. «Investimentos contínuos e políticas eficazes das instituições industriais tunisinas para melhorar a sua qualidade, competitividade e posicionamento no mercado» fizeram a diferença com os feitos «conseguidos apesar das condições instáveis», acrescenta.
O vice-presidente da FTTH acredita que se houver mais estabilidade, que permita «um ambiente de negócios mais favorável», podem ser conseguidos melhores resultados.
Em termos de prioridades, a balança comercial para a indústria têxtil e vestuário, segundo o boletim económico da CETTEX, revela uma melhoria significativa nos primeiros sete meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado.
A balança comercial aumentou aproximadamente 16 pontos, de 116,9% para 132,8%. A indústria de vestuário tunisina está a depender de menos produtos importados, com as importações de têxteis e vestuário a baixarem 1,73% em valor, para 4,4 mil milhões de dinares tunisinos, tendo igualmente baixado 5,52% em volume, para 216.910 toneladas, entre janeiro e julho de 2023, de acordo com o CETTEX.