Itematech em força na Techtextil

Na feira de têxteis técnicos e não-tecidos, que se realiza de 23 a 26 de abril, a Itematech vai apresentar toda a sua gama de tecnologia de tecelagem para têxteis técnicos, incluindo o UniRap, o Hércules e o sucessor do best-seller Itema R9500.

iSAVERtech [©Itema]

A empresa, criada em 2019 no seio da construtora de soluções de tecelagem Itema para responder aos desafios dos têxteis técnicos, estará na Techtextil a apresentar as suas mais recentes novidades. «Hoje, a Itematech destaca-se como a escolha ideal para as tecelagens que querem um parceiro único capaz de oferecer o mais diversificado portefólio de teares disponíveis no mercado para a produção de têxteis técnicos», sustenta a empresa em comunicado.

Um dos destaques será o UniRap, descrito como um tear que combina as vantagens de inserção de trama com pinça positiva, permitindo fazer tecidos complexos e criativos praticamente sem limitações e com eficiência. O tear tem duas versões, ambas passíveis de serem modificadas: o UniRap P está direcionado para produzir tecidos técnicos complexos, enquanto o o UniRap G está vocacionado para tecidos técnicos específicos, como fios metálicos e não-metálicos (de fibras de carbono a aramidas e fibra de vidro). «Desde um lamè refinado a fios de monofilamentos de alta tenacidade, passando por fios bouclé e fita de carbono, poliéster e polipropileno, o UniRap dá a possibilidade de tecer tecidos técnicos sofisticados, assim como estilos de moda inovadores», aponta a empresa.

UniRap [©Itema]
O UniRap combina as vantagens de inserção de trama com pinça positiva, o que permite fazer tecidos complexos e criativos com «a mais ampla gama de fios de alta tenacidade, desde fitas e fibras de carbono até fibra de vidro, fibras de aramida, fios de aço e revestidos de chumbo, e muitos outros», aponta.

Pensado como uma plataforma aberta, o Itematech UniRap tem duas versões desenvolvidas especificamente para tecelagem técnica de têxteis: o UniRap P, para a inserção eficaz de fitas de carbono e fios em formato de fita sem torção até 30mm; e o UniRap G, para tecer com diferentes fios técnicos. «O que torna as duas versões ainda mais interessantes é a possibilidade de trocar as duas transferências de trama de forma fácil e rápida, proporcionando assim às tecelagens duas tecnologias de inserção de trama numa só», sublinha a empresa italiana.

Na Techtextil a Itematech vai ainda apresentar a tecnologia de tecelagem Hércules, com pinças negativas e positivas, que, graças à sua flexibilidade, é «ideal para produzir os têxteis técnicos mais exigentes, desde os tecidos de densidade extremamente elevada até aos mais finos», refere a Itematech. Com o seu sistema exclusivo de transferência de trama, que permite mudar fácil e rapidamente de pinças positivas para negativas, o Hércules garante «uma eficiência têxtil superior», permitindo manusear «a mais ampla gama de títulos de fios, de 20 a 48.000 dtex, em configurações de inserções de trama únicas ou múltiplas». O tear está disponível em larguras de tecelagem de até 6.200 mm e apresenta uma estrutura modular, customizável de acordo com as necessidades. «Na verdade, a estrutura básica da máquina é reforçada e pode ser equipada com diversos dispositivos capazes de atingir uma força de batimento de até 5,5 toneladas», refere a empresa, que aponta como aplicações a produção de têxteis para geotêxteis, tecidos de revestimento médio e pesado, correias transportadoras, filtros, lonas pesadas e alcatifas.

Em foco estará igualmente o R9500EVO, o tear de pinças da Itematech, sucessor do best-seller Itema R9500. «O lançamento contínuo de versões especiais customizadas para aplicações técnicas, incluindo revestimento, para-aramida, fibra de vidro, tela de aparafusamento, tecidos para automóveis, tecidos para filtros de luz, entre outros, bem como dispositivos dedicados para cada aplicação fazem do R9500EVO o tear perfeito para a produção de toda a gama de têxteis técnicos, incluindo aqueles com os melhores fios monofilamentares, fios multifilamentares de alta tenacidade e tecidos de inserção múltipla», refere a Itematech.

O R9500EVO está equipado com a tecnologia Itema iSAVER, que elimina o desperdício de ourela no lado esquerdo do tecido, o que, realça a empresa, reduz «significativamente o desperdício de matérias-primas e recursos, levando à redução de custos e contribuindo para uma tecelagem sustentável».

A oferta fica completa com o airjet A9500EVO, para tecidos de alta densidade, e com o P7300HP, competente para larguras maiores, acima de seis metros.