Em 2019, a Itema criou a área de negócio Itematech para fornecer aos produtores de têxteis técnicos tecnologias capazes de responder às suas exigências específicas e desenvolver inovações tecnológicas e soluções customizadas para tecidos técnicos e aplicações especiais, que podem ser usados na produção de tecidos revestidos pesados, cintas de transporte, filtros, agrotêxteis, geotêxteis, redes e outras.
«Graças a essa decisão pensada para o futuro, a Itematech oferece atualmente o portefólio de teares mais completo para tecer tecidos técnicos, desde teares com pinças negativas e positivas e teares com monopinça para fibra de carbono e estilos mais elegantes, teares de jato de ar e o lendário tear de projétil», revela a empresa em comunicado.
É este portefólio que está em exibição na Techtextil, que abriu portas na terça-feira e termina hoje, com destaque para as novidades UniRap e Hercules.
O UniRap combina as vantagens de inserção de trama com pinça positiva, o que permite fazer tecidos complexos e criativos praticamente sem limitações e com eficiência, afirma a empresa italiana especialista em soluções de tecelagem. O tear tem duas versões, ambas passíveis de serem modificadas: o UniRap P está direcionado para produzir tecidos técnicos complexos, enquanto o o UniRap G está vocacionado para tecidos técnicos específicos, como fios metálicos e não-metálicos (de fibras de carbono a aramidas e fibra de vidro). «Desde um lamè refinado a fios de monofilamentos de alta tenacidade, passando por fios bouclé e fita de carbono, poliéster e polipropileno, o UniRap dá a possibilidade de tecer tecidos técnicos sofisticados, assim como estilos de moda inovadores», aponta a empresa.
Na Techtextil está ainda em exibição o tear Maxiplus com pinças negativas e positivas, também capaz de trabalhar com diferentes fios, caracterizando-se pela sua flexibilidade, eficiência e «rápido retorno do investimento», garante a Itema.