Com uma quota de mercado em valor na ordem de 7,4% do total e 10,1% ao nível intracomunitário no ano 2022, a Itália é o quinto principal mercado de destino das exportações portuguesas de têxteis e de vestuário e o quarto principal ao nível intracomunitário.
O mercado italiano tem evidenciado um desempenho acima da generalidade das exportações, com um crescimento acumulado de 104,0% entre 2016 e 2022 e um aumento de representatividade na ordem dos 3,0 p.p. neste período. De ressalvar, contudo, que em 2023 o mercado italiano tem apresentado uma evolução negativa.
Entre as principais categorias de produtos exportados, o destaque no primeiro semestre do ano vai para o vestuário e seus acessórios, de malha (capítulo 61), com uma quota de 56%, sendo também de destacar as exportações de vestuário e seus acessórios, exceto de malha (capítulo 62), com uma proporção de 12%, outros têxteis confecionados (capítulo 63), com uma quota de 7%, e as fibras sintéticas ou artificiais, descontínuas (capítulo 55), com uma proporção próxima de 7%.