Nascida em 2017, pelas mãos de Pedro Palha, Vasco Mendonça e Pedro Gaspar, que enquanto consumidores sentiam dificuldade em encontrar básicos de qualidade, a ISTO arrancou com valores como a sustentabilidade, a qualidade e a transparência no seu ADN.
A marca de vestuário, que iniciou atividade direcionada para o segmento masculino e hoje apresenta também propostas femininas, tem uma política de não-sazonalidade e, por isso, não lança as habituais duas coleções anuais, primavera/verão e outono/inverno, optando antes por uma oferta permanente ao longo do ano.
Volvidos cinco anos, a ISTO criou o Factourism Day para proporcionar a visita às fábricas que produzem as peças da marca, ilustrando assim o custo de produção de cada peça para que o consumidor tenha a perceção do valor pago por uma t-shirt ou uma camisa.
Esta iniciativa insere-se na campanha de comunicação Transparent Week, onde a ISTO tem mostrado, através das redes sociais, os seus parceiros, escritórios, armazéns, equipa e ainda as três lojas em Lisboa (Chiado, Príncipe Real e Campo de Ourique). A participação é gratuita, mas requer o preenchimento de um formulário disponibilizado no site da marca até 24 de abril.