ISPO Textrends Awards tem candidaturas abertas

O prémio da ISPO que distingue os melhores têxteis e vestuário na área da performance já arrancou, com a possibilidade das empresas submeterem os seus produtos até 15 de março. Os vencedores estarão em destaque na OutDoor by ISPO.

[©Messe Munich]

O processo para participar nos ISPO Textrends Awards começou a 15 de janeiro, com a abertura da fase de candidatura, que se prolonga até 15 de março, a que se seguirá a reunião do júri internacional em abril.

A candidatura é, segundo a organização, simples, bastando, numa primeira fase, o preenchimento de um formulário online, que dá acesso às tendências do sector para a primavera-verão 2026.

«Sendo ou não um expositor, com a participação na edição primavera-verão 2024 dos ISPO Textrends tem a oportunidade de criar ainda mais visibilidade para a sua empresa e para a sua coleção de têxteis de performance para a primavera-verão 2026, assim como um aceder a um pacote de benefícios para cada produto selecionado (Trendbook, rótulos específicos, mostra no ispo.com)», destaca a organização.

Os produtos selecionados serão mostrados na OutDoor by ISPO, agendada para 3 a 5 de junho.

Há 12 categorias para têxteis – primeira camada, segunda camada, camada exterior, membranas & revestimentos, desportos de rua, equipamentos flexíveis, fibras & isolamento, aplicações & customizações, acessórios e beachwear, a que se somam as categorias transversais Accelerated Eco, dedicada à sustentabilidade, e acabamentos de performance (como anti-odor, antibacterianos, acabamentos refletores) – e oito para vestuário – t-shirts, vestidos & saias, calças e collants, roupa interior & de natação, camisolas, camisas & blusas, casacos & coletes, acessórios –, às quais se juntam as categorias transversais Accelerated Eco e tecnologias inteligentes (como wearables ou vestuário com processos de produção inovadores). Em cada uma das categorias são atribuídas as distinções Best Product, Top 10 ou Selection.

Entrega do prémio à A. Sampaio em novembro[©Messe Munich]
«É uma ótima oportunidade para se mostrar nas plataformas ideias para atrair potenciais novos clientes e estabelecer novos contactos e oportunidades de negócio», resume a organização.

Na mais recente edição dos prémios, cujos vencedores estiveram em destaque na edição de novembro da ISPO Munich, as empresas portuguesas arrecadaram 38 prémios: 31 para amostras de materiais – apresentadas pelas empresas A. Sampaio, Acatel, Carvema Têxtil, LMA, RDD Textiles, Somani e Têxteis JF Almeida –, dois dos quais com a distinção Best Product, entregues à A. Sampaio & Filhos (categoria Street Sports) e à Acatel (Second Layer-Accelerated Eco); e sete para a confeção, entregues à FLM Têxtil, Gulbena Têxteis, Quinta & Santos Score e WAT Portugal.