«A Intertex é a maior feira internacional a entrar no mercado português, permitindo aos participantes estar junto dos principais produtores e fornecedores e aumentar o seu potencial de negócios através de reuniões B2B. Trazemos um novo palco para a indústria têxtil e do vestuário se apresentar e promover junto de profissionais nacionais e internacionais», destaca, em comunicado, António Brito, iberian manager do BGroup, que organiza o certame com o apoio da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção e da UACS – União das Associações do Comércio e Serviços.
Nesta edição, que se realiza de 31 de maio a 2 de junho, a feira contará com mais de 150 expositores, incluindo, segundo um comunicado da ANIVEC, mais de 20 empresas portuguesas, entre as quais a Albarrada Têxteis, a António Manuel de Sousa, a Axfilia, a Calvelex, a Clothe-Up, a Faria da Costa, a Nova Figfort, a Goucam, a Helix, a LaGofra, a Ritedu, a Somani e a Teixeira & Patrícia.

«Temos um dos ecossistemas industriais de têxtil e de vestuário mais completos, mas não tínhamos, ainda, uma feira internacional que refletisse a importância que temos enquanto um dos principais polos industriais de moda europeia. Faltava um meio de comunicação à medida e este evento vem colmatar essa lacuna e colocar-nos na linha da frente», afirma César Araújo, presidente da direção da ANIVEC.
Como novidade nesta edição, a Intertex acolhe a estreia da Intertex Shoes, vocacionada para a indústria do calçado, que se realiza em paralelo. «Ambas contam com um programa de compradores convidados, através do qual garantem a presença de compradores com capacidade de decisão, com interesse específico no mercado português, e que podem ser reconhecidos como compradores de qualidade por expositores, fornecedores e outros líderes destas indústrias», indica o BGroup, que adianta que são esperados «cerca de 400 compradores provenientes dos quatro cantos do mundo».
No ano passado, na edição física de estreia, a Intertex recebeu, segundo a organização, cerca de três mil visitantes, de mais de 15 nacionalidades diferentes, e proporcionou mais de 300 encontros especializados B2B. Segundo a pesquisa realizada durante os três dias do certame, 80% expositores avaliaram a feira como uma importante plataforma para os seus negócios e os visitantes eram, na sua maioria, pessoas com forte influência nas decisões de compra.