Segundo o coordenador do núcleo de design do Inspiramais, salão de inovação e design de materiais da América Latina, o criador de moda Walter Rodrigues, a pesquisa de novos materiais está a ser realizada pela metodologia da pirâmide, sendo a base (10%) o laboratório da pesquisa, o processo de desenvolvimento dos materiais (30%) e o topo (60%) que corresponde à massificação e à aprovação do mercado. «Tentamos investigar quais são os sinais primordiais que indicam os caminhos, para compreender o que nos aguarda a partir do momento em que a pandemia estiver estabilizada e quais serão os desejos dos consumidores», explica Walter Rodrigues.
Dentro deste contexto, a pesquisa tentou valorizar a origem da humanidade, a força primal que é a base de todo o desenvolvimento humano. «O imaginário primitivo e brutalista está explícito nos trabalhos de vários designers e artistas. Compondo esse cenário contemporâneo temos também, em oposição a essa expressão de força, uma fragilidade que, de forma poética, nos envolve através de sentimentos e desejos de leveza e contemplação», acrescenta o coordenador do núcleo de design do Inspiramais.
Desenvolvimento e confirmação do mercado
Nas fases seguintes da pesquisa, que aponta caminhos para o desenvolvimento e a confirmação do mercado (massificação da moda), nos 30% e 60%, aparecem os temas Terra e Corpo. O primeiro traz aspetos da sustentabilidade ambiental e do cuidado com o planeta. Neste contexto, destacam-se os materiais que levam em consideração o conceito de biomimética, com as chamadas bio-based – materiais produzidos por organismos vivos a partir de processos naturais, como a fermentação; a simbiose, que significa vida em comum, com dois organismos diferentes convivendo harmoniosamente; e o biônico, que leva em consideração a fusão entre o real e o desejado a partir de múltiplas identidades proporcionadas pela realidade virtual e pela sofisticação dos jogos (criação de avatares).
Com duas edições anuais, o Inspiramais lança mais de 1000 materiais para os segmentos do calçado, confeção, mobiliário e bijuteria. Em cada edição são apresentados projetos inovadores e sustentáveis para o sector da moda.
A exportação de componentes brasileiras tem crescido, sobretudo para a Europa. Portugal foi o terceiro principal destino das exportações do sector, com 38 milhões de dólares, 53% mais do que no mesmo período de 2021. Comparativamente a 2020, o aumento foi de 76%.