Indústria da moda avança para Madrid

A feira de moda Momad começa na próxima sexta-feira e terá a companhia da Intergift, Bisutex e Madridplata y más by Madridjoya. No total estarão presentes 1.500 expositores na Ifema Madrid, 44 dos quais portugueses.

[©Momad]

Serão mais de 300 as empresas que estarão a expor na Momad para apresentarem as suas propostas para as próximas duas estações – primavera-verão 2024 e outono-inverno 2024/2025 – sendo que, destaca a organização, a cargo da Ifema, «20% são marcas que participam pela primeira vez». Portugal estará representado com 19 empresas, segundo a lista disponibilizada pela feira.

Com o tema “sustentabilidade está na moda”, a Momad está a reforçar o seu compromisso para com a moda sustentável, que estará em destaque. O certame, que decorre de 9 a 11 de fevereiro, contará com os habituais desfiles, assim como com vários eventos paralelos, incluindo a apresentação do Estudo da Conduta e Comportamento do Consumidor no Sector Têxtil e Moda (no dia 9 de fevereiro, às 10h30), um seminário sobre o efeito do greenwashing no consumo de moda, promovido pela Kantar (no mesmo dia, às 15h), e, mais tarde, um outro com o tema “o provador virtual da moda sustentável”.

Mas além da Momad, há outros certames em Madrid dedicados ao universo da moda que partilham as mesmas datas, embora comecem mais cedo. A Intergift foi a primeira a abrir as portas, logo na manhã de hoje. A feira de têxteis-lar, onde marcam presença 18 empresas lusas, tem como destaques uma nova área dedicada a design têxtil e soluções de design de interiores, com empresas de áreas como papel de parede e revestimentos a apresentarem as propostas para este ano, assim como o espaço Home & Deco, focada no mobiliário, iluminação, têxteis-lar e decoração, que abrange ainda especialistas em elementos decorativos, flores artificiais, velas, aromas e fragrâncias e todas as empresas que representam o sector dos artigos de oferta.

Já amanha é a vez da Bisutex, focada no sector da joalharia e acessórios de moda, com coleções para a primavera-verão 2024 de mais de 400 empresas, e da Madridplata y más by Madridjoya, centrada em joalharia fina e em prata, abrirem as portas.

«A Ifema Madrid acolherá o maior encontro de tendências de bens de consumo do sul da Europa, reunindo cerca de 1.500 empresas dos sectores do mobiliário, decoração e presentes, joalharia, ourivesaria, moda, calçado e acessórios, de 7 a 11 de fevereiro de 2024», resume a organização.