O acordo insere-se no programa de sustentabilidade da Inditex, que se comprometeu a utilizar apenas matérias-primas com menor impacto ambiental até 2030, e segue-se ao compromisso assumido também na semana passada de comprar poliéster reciclado à americana Ambercycle.
Segundo o comunicado da retalhista espanhola, «no âmbito de um acordo com a produtora de fibras Tangshan Sanyou, que realiza o processo industrial de transformação da pasta em fibra têxtil, os fornecedores da Inditex irão adquirir as primeiras 2.000 toneladas de matéria-prima produzida a partir de uma mistura de Circulose e celulose proveniente de florestas geridas de forma sustentável».
A Renewcell, que recentemente anunciou a substituição do seu CEO devido aos resultados de vendas de Circulose abaixo do esperado, construiu a sua primeira unidade produtiva à escala industrial da polpa Circulose, feita a partir de resíduos têxteis de algodão que são reciclados quimicamente. «Como parte dos seus planos para a introdução faseada desta nova matéria-prima, a Inditex vai continuar a acrescentar esta polpa completamente reciclada nos seus têxteis nas próximas estações através da sua vasta rede de fornecedores», esclarece a retalhista espanhola.
A Inditex, que em 2022 colocou no mercado mais de 621 toneladas de artigos têxteis, acrescenta ainda que a adição desta fibra às suas diferentes gamas «é mais um passo no roteiro estabelecido pelo grupo para cumprir o seu compromisso de utilizar apenas fibras têxteis com menor impacto no ambiente até 2030, com pelo menos 25% das suas fibras provenientes de fibras de nova geração que atualmente não têm escala industrial».
Magnus Håkansson, CEO interino da Renewcell, afirma, num email à Reuters, que «um acordo público para comprar qualquer quantidade de fibras feitas com Circulose é positivo, do nosso ponto de vista» e «assinala ao resto do mercado que a Inditex está ativamente a perseguir o seu objetivo de aprovisionar e usar mais materiais de nova geração».
Para além da Inditex, outros atores da indústria da moda já têm acordos para usarem Circulose, como é o caso da Levi Strauss e da H&M.