Inditex intensifica metas sustentáveis

Na assembleia-geral que aprovou as contas do ano fiscal de 2022, a retalhista anunciou o reforço dos seus objetivos de sustentabilidade ao nível das fibras usadas, biodiversidade, cadeia de aprovisionamento e circularidade.

[©Inditex]

Inovação e colaboração são, segundo a empresa, os pilares das novas metas estabelecidas pela Inditex para ter uma oferta mais sustentável. O grupo apresentou quatro áreas de intervenção prioritárias pensadas para reduzir as emissões em mais de 50% até 2030 e atingir a meta de zero emissões em 2040.

A primeira área diz respeito às fibras, comprometendo-se a usar apenas materiais têxteis com menos impacto no ambiente até 2030. Cerca de 40% das fibras usadas pelas marcas da Inditex serão provenientes de processos convencionais de reciclagem, 25% de fibras de nova geração – incluindo algumas provenientes de parcerias com start-ups identificadas através do Inditex Sustainability Innovation Hub – e 25% de práticas de cultivo orgânicas ou regenerativas.

O grupo quer também transformar a cadeia de aprovisionamento, com mais atenção às questões de responsabilidade social e ambiental. A transformação social será impulsionada pela estratégia Workers at the Centre, enquanto a questão ambiental está centrada na água, descargas de efluentes, gestão de produtos químicos e energia.

[©Inditex]
A terceira área de intervenção incide na biodiversidade, com projetos pensados para a proteção, restauração ou regeneração de até 5 milhões de hectares de solo, enquanto a última prevê a expansão das iniciativas de circularidade como o programa Zara Pre-Owned.

Segundo Óscar García Maceiras, CEO da Inditex, os novos objetivos de sustentabilidade do grupo são «extremamente ambiciosos, embora sejam apenas mais um passo no trabalho que a empresa tem feito há vários anos».

Estas metas foram apresentadas na assembleia-geral da Inditex, na qual foram aprovados os números de 2022, incluindo a distribuição de dividendos, no valor de 1,20 euros por ação.

«Os resultados conseguidos em 2022 e no início de 2023 são fruto do trabalho incrível feito diariamente pelas nossas equipas», salientou Marta Ortega Pérez, presidente do conselho de administração da Inditex.

Já Óscar García Maceiras sublinhou que a empresa está «mais forte, mais eficiente e pronta para responder a novos desafios e conseguir um crescimento sólido e rentável em ambientes muito difíceis» e que os números permitem que a Inditex beneficie «da robustez financeira necessária para impulsionar novos investimentos de forma a criar as fundações para o crescimento continuado, perseguir novos projetos e melhorar a nossa oferta de produtos em todos os mercados, canais e redes».

[©Inditex]