Inditex encerra lojas na Rússia

Depois de anúncio do encerramento temporário das lojas da LVMH, Hermès e Chanel na Rússia, a Inditex segue a mesma filosofia de dezenas de retalhistas internacionais e fecha o comércio físico e eletrónico que opera no país.

[©Inditex]

A proprietária da Zara, e líder mundial em vestuário, anunciou que vai «suspender temporariamente» a atividade das 502 lojas e dos sites de compras que tem na Rússia. «Dadas as circunstâncias atuais, a Inditex não pode garantir a continuidade das operações e condições de negócios na Federação Russa», afirmou o grupo num comunicado citado pela AFP.

A Rússia representava aproximadamente 8,5% de lucro operacional da gigante espanhola e, segundo o grupo, das 502 lojas que serão temporariamente encerradas, 86 são da marca Zara. «A prioridade da Inditex continua a ser a sua equipa de mais de nove mil pessoas, para quem [o grupo] agora desenvolverá um plano especial de apoio», acrescentou o documento.

A Inditex é a primeira empresa de fast fashion do mundo, contando com oito marcas de pronto-a-vestir: Zara (quase 70% das vendas), Zara Home, Bershka, Oysho, Stradivarius, Pull&Bear, Massimo Dutti e Uterqüe.

O grupo espanhol vem, assim, juntar-se às dezenas de marcas que tem encerrado as lojas na Rússia e surge após o anúncio do fecho das marcas de luxo da LVMH, Hermès e Chanel na sequência da guerra na Ucrânia.

«Dadas as circunstâncias atuais na região, a LVMH lamenta anunciar o fecho temporário das suas lojas na Rússia a partir de 6 de março», referiu um porta-voz da marca de luxo à AFP. O grupo francês tem 124 lojas próprias no país. «Em complemento do apoio à ação do Comité Internacional da Cruz Vermelha», na forma de uma doação de cinco milhões de euros, «o grupo está ao lado dos seus 3.500 funcionários na Rússia e suas famílias», indicou.