Esta parceria público-privada comunitária de agricultura regenerativa, referida como Compact, faz parte do programa Regenerative Production Landscape Collaborative fundada pela Laudes Foundation, a IDH The Sustainable Trade Initiative e a WWF India, e inclui, além da H&M e da Inditex, a Ikea, Neutral, PepsiCo India, Samunnati, Jayanti Spices, INI Farms, S.V. Agri, assim como organizações da sociedade civil e associações de agricultores.
O primeiro Compact vai decorrer no Chhindwara District, em Madhya Pradesh, na Índia, irá chegar a 20 mil agricultores e colocar 20 mil hectares sob práticas de agricultura regenerativa. O segundo Compact irá abranger oito distritos na parte ocidental de Madhya Pradesh, para chegar a 120 mil quintas.
De acordo com a Laudes Foundation, «permitem que os negócios tenham um aprovisionamento responsável, ao mesmo tempo que cria relações inclusivas na cadeia de sourcing, dá aos pequenos agricultores e comunidades a possibilidade de prosperarem através de uma maior participação na tomada de decisões e deixa os produtores cultivarem commodities agrícolas usando princípios de agricultura natural e regenerativa que restauram os recursos naturais e reduzem as emissões dos sistemas agrícolas».
«Promover a agricultura regenerativa é importante para a nossa visão de biodiversidade para ter um impacto positivo através da proteção e restauração dos ecossistemas naturais. Queremos usar o nosso tamanho e escala para criar mudança positiva. Ao colaborar com outros stakeholders, podemos contribuir para aumentar as práticas de cultivo sustentáveis, beneficiar o ambiente e a comunidade agrícola», afirma Suhas Khandagale, diretor de inovação de materiais e de estratégia no grupo H&M.