Inditex compra poliéster reciclado nos EUA

A retalhista espanhola estabeleceu um acordo de três anos com a start-up americana Ambercycle para comprar poliéster reciclado cycora – feito a partir de resíduos pós-industriais e pós-consumo – e ajudar a escalar a reciclagem têxtil.

Zara Athleticz [©Inditex]

Como parte desta colaboração, a Inditex comprometeu-se a comprar «uma parte significativa» da produção anual de cycora por um valor superior a 70 milhões de euros, explica a Inditex.

A retalhista espanhola sublinha que o acordo será «essencial» para apoiar a construção da primeira fábrica à escala industrial da Ambercycle, uma empresa de ciência dos materiais sediada em Los Angeles. A aplicação da tecnologia de regeneração molecular da Ambercycle «vai tornar os materiais circulares mais disponíveis e acessíveis» para a indústria da moda.

Esta unidade produtiva deverá começar em 2025 e a produção resultante deverá ser incorporada na oferta de produto da Inditex nos três anos seguintes.

A Inditex sublinha que tem como objetivo que 100% dos seus produtos têxteis sejam feitos exclusivamente de materiais com uma menor pegada de carbono até 2030 e que 25% das fibras têxteis sejam de materiais de nova geração que ainda não existem à escala industrial.

Como parte do acordo, a Inditex está a lançar a primeira coleção-cápsula da Zara Athleticz em colaboração com a Ambercycle, com vestuário técnico de desporto com até 50% de cycora.

«Na Inditex estamos empenhados em atingir a circularidade da indústria da moda. Queremos impulsionar a inovação para escalar novas soluções, processos e materiais para atingir a reciclagem do têxtil ao têxtil. A tecnologia revolucionária de regeneração molecular Ambercycle transforma os têxteis em fim de vida em novos materiais, reduzindo de forma eficiente os resíduos e as emissões no ciclo produtivo», afirma Javier Losada, diretor de sustentabilidade da Inditex.

«O objetivo da Ambercycle é permitir a circularidade através da substituição de poliéster virgem com têxteis regenerados cycora. A nossa parceria com a Inditex representa um salto monumental para conseguirmos a circularidade à escala na indústria da moda», acredita Shay Sethi, CEO da Ambercycle.

De acordo com a Ambercycle, só em 2022 a empresa conseguiu evitar que mais de 1.100 toneladas de têxteis, recolhidos nos EUA e na América Central e do Sul, fossem parar a aterros.

O processo de produção de cycora começa com a separação das matérias-primas em reatores, a que se segue um processo de remoção de corantes e acabamentos «para purificar as matérias-primas a nível molecular», descreve. O poliéster regenerado purificado é reconstituído em pellets, podendo depois ser usado na produção de fibras e fios têxteis com recurso às tecnologias convencionais.