Impetus celebra Bodas de Ouro com novas apostas

A empresa fundada por Emília e Alberto Figueiredo em dezembro de 1973 está a comemorar o seu 50.º aniversário com uma coleção especial e com a implementação de tecnologias mais sustentáveis na produção.

Alberto e Ricardo Figueiredo [©Impetus]

Em cinco décadas, a Impetus passou de uma pequena empresa com seis costureiras para um grupo com 12 empresas, mais de 1.000 trabalhadores e um volume de negócios superior a 50 milhões de euros em 2022, sendo 35% do mesmo realizado com a marca própria. Os seus produtos estão disponíveis em mais de 5.000 pontos de venda e em mais de 35 países. «Além da forte presença em espaços internacionais de renome, tais como as Galerias Lafayette e Le Printemps, em França», o grupo têxtil «é uma das empresas líderes mundiais no sector», sublinha um comunicado da Impetus.

É esta história que a empresa está agora a celebrar, focando-se sobretudo na capacidade de inovação que alimentaram este crescimento ao longo dos anos, assim como a transição sustentável que tem vindo a implementar.

«Com uma estrutura verticalmente integrada, a empresa evoluiu de uma produção de underwear e loungewear para uma gama diversificada de produtos técnicos», destaca a empresa em comunicado.

O departamento de I&D é atualmente composto por 20 pessoas, que colaboram frequentemente com universidades e centros tecnológicos. Entre outros, a Impetus já lançou no mercado o ProtechDry, uma linha de roupa interior para incontinência ligeira desenvolvida em parceria com a associação Fibrenamics, e, mais recentemente, a gama EcoCycle, uma linha de cuecas menstruais. Um pijama que permite melhorar o sono e vestuário inteligente para prevenir úlceras de pressão em doentes acamados ou com incapacidade motora são outros dos projetos de inovação em que esteve envolvida.

[©Impetus]
Como parte das celebrações dos 50 anos, a Impetus está a lançar uma coleção especial que homenageia a sua história e tradição. «A linha incorporará traços icónicos do passado da marca, enquanto incorpora designs modernos e materiais inovadores. Cada peça desta coleção combina o cetim à delicadeza da renda, adornada com traços dourados», num «lançamento pretende ser uma verdadeira obra de arte, que incorpora a essência do conforto, estilo e tradição», refere a empresa.

Para o próximo ano, a Impetus antecipa o lançamento de um novo pijama feito com 30% de desperdício da Impetus e 70% de algodão Good Earth Cotton.

A empresa, que já usa a tecnologia Colorifix no tingimento na Acatel, que pertence ao grupo, vai igualmente implementar a tecnologia Alchemie Endeavour, uma tecnologia que, sustenta, «permitirá o tingimento sem água».

A sustentabilidade é uma das áreas onde a Impetus tem feito grandes investimentos, estando atualmente em curso uma estratégia baseada em quatro pilares: utilização de matérias-primas sustentáveis, otimização da eficiência energética, promoção da circularidade na indústria e transparência em todo o procedimento produtivo.

À Lusa, Ricardo Figueiredo, CEO da empresa, revela que o plano para o futuro próximo é «continuar e reforçar» a aposta na sustentabilidade, na transparência da cadeia de valor, na automatização e digitalização dos processos e na «inovação com o lançamento de novos produtos de maior valor acrescentado».