IFCO volta a bater recorde

A feira de moda de Istambul encerrou a quinta edição com um novo máximo de visitantes, ultrapassando os 38 mil compradores de 159 países. Sustentabilidade, design e digitalização foram os temas focados para impulsionar a ITV do país.

[©IFCO]

A IFCO – Istanbul Fashion Connection, que se realizou de 7 a 10 de fevereiro, contou com 545 expositores e 38.545 visitantes – um novo recorde face às edições anteriores, tanto em setembro como em fevereiro de 2023.

«Estamos bastante satisfeitos com a muito bem-sucedida quinta edição da IFCO e a resposta extremamente positiva unânime para a indústria da moda a nível internacional, juntando a oferta e a procura. Tanto a qualidade como a quantidade de visitantes foi convincente, assim como as apresentações criativas dos designers e os produtos de elevada qualidade dos expositores», aponta Mustafa Paşahan, vice-presidente da Associação de Exportadores de Vestuário de Istambul (İHKİB), que em janeiro apresentou como objetivo duplicar as exportações de vestuário do país.

Na cerimónia de abertura do certame, a que o Portugal Têxtil assistiu, o mesmo Mustafa Paşahan foi claro ao afirmar que a feira é «um ecossistema sob um mesmo teto», sendo que questões como a sustentabilidade e o design são, cada vez mais, centrais para as empresas turcas desta indústria.

Nej Nejla Güvenç

Nej, a marca da designer Nej Nejla Güvenç, que integrou a área The Core, dedicada às marcas nacionais, junta os dois pilares, tendo desde 2002, ano em que foi fundada, optado por usar matérias-primas orgânicas, sendo mesmo apontada como uma das pioneiras mundiais no movimento ecológico na moda. Têxteis com certificação GOTS e bambu fazem parte da coleção que a marca apresentou nesta edição da IFCO.

«Esta edição foi a melhor IFCO que tivemos até agora. A feira desenvolveu-se extremamente bem em termos de tecnologia de comunicação. Tivemos visitantes dos EUA, da UE, do Médio Oriente, do Oriente Próximo e do Norte de África. Estamos muito satisfeitos com a organização. Desta vez, a The Core foi organizada pela Associação de Designers de Moda, que beneficia muito os designers. A IFCO é a plataforma certa para nós e estamos orgulhosos dela», sublinhou Nej Nejla Güvenç.

Ozmoz

Já a Simurg Tasarim Textile dedica-se ao vestuário para os mais pequenos, produzindo em private label para várias marcas europeias, a que soma a sua marca própria Ozmoz Clean & Safe. «Com esta nova coleção, expandimos o nosso compromisso de sustentabilidade. Para poupar água, usamos um processo que não exige que lavemos as peças de roupa após a estamparia, usando, em vez disso, calor na fixação», explicou, ao Portugal Têxtil, Mahir Ozden, vice-presidente da empresa, que usa ainda frequentemente algodão orgânico.

Na área das tendências, sob o tema “Resiliência”, a Istanbul Moda Akademisi, juntou materiais inovadores, que combinam componentes técnicos com elementos da natureza, com inteligência artificial. Esta área da digitalização, de resto, esteve igualmente presente nas IFCO Fashion Talks, com intervenções dedicadas aos benefícios da transformação digital da moda.

A próxima edição da IFCO está agendada para 7 a 9 de agosto.