De acordo com um comunicado do certame, são novamente esperados mais de 600 expositores, dos nomes mais fortes do mercado a novos players e designers, na IFCO, uma nova feira da Turquia lançada no passado mês de fevereiro pela associação de exportadores de vestuário de Istambul IHKIB.
Na estreia, que decorreu de 9 a 11 de fevereiro, estiveram presentes mais de 600 empresas turcas com coleções de vestuário de senhora, homem e criança, denim, calçado, couros e peles, lingerie e vestuário de festa e de casamento.
«A IFCO tem sido muito boa para a nossa indústria, lucramos muito com a vasta gama de empresas», afirmou İbrahim Erdoğan, representante da empresa portuguesa Derma Leather. «Mais importante, fomos capazes de introduzir os nossos produtos e a nossa indústria mundialmente», sublinhou Sedat Yıldırım da İkoll Tekstil.
Exportações a subir
De acordo com os dados fornecidos pela organização, as exportações de têxteis e vestuário da Turquia superaram os 30 mil milhões de dólares (cerca de 29,3 mil milhões de euros) em 2021, dos quais 20,3 mil milhões de dólares em vendas para a UE. «Em 2022, as exportações da indústria têxtil e vestuário [turca] deverão aumentar mais, para 32 a 33 mil milhões de dólares», antecipa.
«As novas coleções de moda, juntamente com as capacidades ideais de aprovisionamento de proximidade, registaram uma elevada procura e contribuíram para uma excelente atividade de negócios. Para o comércio e a indústria, a Istanbul Fashion Connection foi uma oportunidade única para encontros cara a cara numa plataforma internacional. Todos os canais comerciais estiveram representados, desde os grandes centros comerciais e grupos de grandes armazéns a grossistas e cadeias de retalho internacionais ou plataformas online», resume a organização.
Um sucesso que espera repetir em agosto. «A Istanbul Fashion Connection oferece uma visão abrangente de design, qualidade e oportunidade de produção e a gama de serviços oferecidos pela indústria de moda turca», aponta.
