IFCO mais internacional

A feira de moda turca, que se realiza de 7 a 10 de fevereiro, contará com mais de 600 expositores e a visita previsível de cerca de 30 mil compradores provenientes de mais de 135 países.

[©IFCO]

Na sua quinta edição, a organização da IFCO – Istanbul Fashion Connection opta por manter as iniciativas que lhe têm permitido bater recordes de visitantes, a começar por um elevado número de expositores – mais de 600 –, que irão ocupar 100 mil metros quadrados e apresentar propostas de vestuário de senhora, homem, bebé e criança, denim e activewear, roupa interior e meias, vestuário de festa e nupcial, peles e pelos e calçado.

Para esta edição, são esperados mais de 30 mil visitantes de mais de 135 países, incluindo grupos dos EUA e do Reino Unido, o que deverá superar os números da edição homóloga de 2023.

Há, contudo, uma novidade nesta edição: a colaboração da IFCO com oito universidades para apresentar projetos criativos de jovens talentos, incluindo recém-formados de instituições como as universidades Mimar Sinan, Marmara, Topkapi e Yeditepe. «Desde coleções prontas para a passerelle dos formados ao início da criação de coleção, como design de estampados ou têxteis, tudo está apresentado nos seus projetos criativos e cria harmonia de uma forma criativa que expressa o trabalho dos estudantes», destaca a organização, a cargo da ITKIB Fairs, subsidiária da Associação de Exportadores de Vestuário de Istambul (İHKİB).

Está igualmente previsto um programa de seminários e workshops com entidades internacionais, como o WGSN e a Academia della Moda, e uma área dedicada às tendências, pensada pela academia IMA, com as mais recentes tendências e desenvolvimentos na indústria da moda, aponta a organização da IFCO. Sob o mote Resiliência, o foco destas tendências para o outono-inverno 2024/2025 está na psicologia do design.

[©IFCO]
A IFCO será, por isso, «não só um evento para entusiastas de moda, mas também um lugar para a troca de ideias e de inspiração. Nesta atmosfera convidativa, a dinâmica da indústria de moda torna-se tangível e os visitantes podem embarcar numa viagem ao mundo entusiasmante das tendências de moda atuais e futuras», resume a organização.

A última edição da IFCO teve lugar de 9 a 11 de agosto e contou mais de 400 marcas e cerca de 20 mil visitantes internacionais.

Esta semana, o presidente da İHKİB, Mustafa Gültepe, revelou que a Turquia tem como objetivo duplicar as exportações de vestuário, para 40 mil milhões de dólares (cerca de 36,75 mil milhões de euros) e para isso deverá reforçar os envios para a Europa e para os EUA.