Hong Kong, a capital da moda asiática

Começam hoje e terminam dia 16 a Hong Kong Fashion Week e a World Boutique Hong Kong, no Centro de Exposições de Hong Kong, dois eventos dedicados à indústria de vestuário e de moda, respectivamente.
«Estes dois eventos representam um nicho de mercado importante não só para importadores, distribuidores e compradores locais, mas também fornecem uma oportunidade especial para compradores e marcas internacionais fazerem negócio com empresas de Hong Kong», disse hoje o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Comércio (Trade Development Council”s-TDC), Christopher Cheng, na cerimónia comum da abertura das duas feiras.
A World Boutique Hong Kong, lançada para a primeira vez, com grande sucesso, no ano passado, é um evento dedicado à apresentação de colecções de criadores já reconhecidos e de novos talentos. Caracteriza-se também por ser uma vasta mostra ao nível dos acessórios, incluindo jóias, carteiras, relógios assim como produtos lifestyle relacionados. Este ano, a feira apresenta 190 expositores com 300 marcas e colecções oriundos de zonas tão diferentes como Hong Kong, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Macau, Malásia, Coreia, Singapura, Formosa, Tailândia e EUA.
Ao mesmo tempo, a Hong Kong Fashion Week conta com 983 expositores, de 14 países e regiões, apresentando uma mostra alargada de vestuário de pronto-a-vestir, tecidos e acessórios.
«Uma tal concentração de talento, estilo e inovação, faz deste evento a promoção anual mais importante para a indústria de moda de Hong Kong. Sublinho também a posição de Hong Kong, cidade dinâmica, jovem e multi-cultural como a capital da moda asiática», afirmou Christopher Cheng.
Aos visitantes está assegurado um confronto com novos conceitos de design, com a informação de mercado mais actualizada e com óptimas oportunidades de negócio.
Do programa paralelo constam diferentes eventos. Um total de 19 desfiles de moda, o evento «Hong Kong Fashion Extravaganza» denominado «Water World» com a presença de 39 criadores e marcas de renome, num cocktail a ocorrer hoje, durante a noite de abertura, o concurso «Hong Kong Young Fashion Designers” Contest 2004», um dos eventos mais importantes em Hong.kong para estudantes e novos criadores. Também estão programados oito seminários, cujos temas cobrirão um número vasto de assuntos, nomeadamente tendências.