H&M anuncia entrada no Brasil

A retalhista sueca de moda revelou que vai abrir o seu primeiro ponto de venda no país em 2025, numa parceria estabelecida com um grupo local que prevê ainda o lançamento de um site de comércio eletrónico.

Loja da H&M no Peru [©H&M]

O anúncio da abertura de lojas no Brasil a partir de 2025 foi feito hoje, 17 de julho, e, segundo o comunicado da H&M, a iniciativa representa a continuação da expansão na América Latina.

Os primeiros passos serão dados em grandes cidades no sudeste brasileiro, mas o objetivo é, ao longo do tempo, aumentar a presença da H&M em todo o país.

A H&M abriu a sua primeira loja na América Latina no México, em 2012, e atualmente conta com uma presença alargada na região, incluindo no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica.

Com uma população superior a 210 milhões de pessoas e uma forte valorização dos produtos de moda, o Brasil terá, de acordo com a retalhista, um potencial considerável para a expansão.

«Estamos muito contentes por anunciar que vamos abrir a nossa primeira loja e o online no Brasil em 2025. Tivemos um bom desenvolvimento na América Latina e vemos um grande potencial no Brasil. Este é um passo muito entusiasmante e estamos desejosos de levar o conceito de moda, qualidade e sustentabilidade ao melhor preço da H&M aos muitos clientes no país», afirma Helena Helmersson, CEO do grupo H&M.

A iniciativa de avançar no Brasil conta com o apoio do Dorben Group, com quem a H&M fez uma parceria para poder ter um maior conhecimento local.

«É uma honra e um privilégio para nós entrar nesta parceria com a H&M no Brasil, reforçando, dessa forma, a nossa atual relação com uma líder da indústria da moda. Esta colaboração vai permitir a ambas as empresas aproveitar as suas forças, recursos e conhecimentos únicos para desbloquear o potencial incrível do mercado brasileiro», acredita Mehdi Beneddine, presidente do Dorben Group.

No final do primeiro semestre do ano fiscal de 2023, que decorreu de 1 de dezembro de 2022 a 31 de maio de 2023, o grupo H&M contabilizava 4.399 lojas, das quais 3.893 a operar sob a insígnia H&M em 77 mercados. Contabilizava ainda 60 mercados com vendas online.

No total dos primeiros seis meses deste ano fiscal, a retalhista registou vendas no valor de 112,49 mil milhões de coroas suecas (cerca de 9,76 mil milhões de euros), representando um aumento de 9% face ao mesmo período do ano anterior (em moedas locais, o aumento foi de 1%).

«Com uma posição financeira robusta, liquidez estável e um inventário bem equilibrado, o grupo H&M está forte. Os nossos objetivos a longo prazo mantêm-se», confirma Helena Helmersson.