Em setembro, a Messe Frankfurt tomou a decisão de não organizar qualquer evento no seu recinto ferial no primeiro trimestre de 2021, adiando a Heimtextil (inicialmente agendada, como habitualmente, para o início de janeiro) para maio, num evento que iria juntar, pela primeira vez, a feira de têxteis-lar com a Techtextil e a Texprocess.
No entanto, sem o fim da pandemia à vista, a organização decidiu agora adiar estas três feiras para 2022. «A pandemia de coronavírus tomou o palco central e os nossos planos não escaparam ao seu impacto. Face à atual situação, não seria possível para nós satisfazermos as exigências dos nossos clientes para as feiras internacionais em abril ou maio», justifica Detlef Braun, membro do conselho executivo da Messe Frankfurt.
De acordo com a organização, é essencial um evento de primavera para os ciclos de encomendas que seguem as tendências em áreas como o entretenimento, tecnologia, bens de consumo e indústria têxtil, «o que significa que adiar estes eventos para o segundo semestre não serviria os interesses dos expositores», sublinha a Messe Frankfurt em comunicado. O facto de ter adiado já a Techtextil e a Texprocess prende-se também por estar na altura das empresas prepararem logisticamente a sua participação, que no caso destas duas feiras implica frequentemente o transporte de maquinaria para Frankfurt para as suas apresentações. «Como resultado da atual situação e da continuação das restrições às viagens, os expositores enfrentam enormes incertezas em relação a quem será autorizado a estar presente e aos seus contactos com clientes, tornando extremamente difícil comprometerem-se com a participação numa feira», refere a organização.
A decisão de não realizar feiras em abril e maio afeta também o International Consumer Goods Show, que incluía a Ambiente, que estava marcado para abril mas foi cancelado. A Ambiente irá abrir as suas portas físicas de 11 a 15 de fevereiro de 2022.
Oferta digital mais abrangente
Até lá, a Messe Frankfurt está a reforçar a sua oferta digital, A 20 de abril vai realizar o Consumer Goods Digital Day, para conectar os clientes de forma virtual, para que possam trocar impressões e informação. O conteúdo será focado em formas como os retalhistas podem ajudar os seus negócios, sobretudo numa altura em que praticamente todas as feiras internacionais em Frankfurt foram canceladas ou adiadas desde a Ambiente de 2020.
O conteúdo será complementado com as oportunidades disponíveis no Nextrade, um portal de encomendas e gestão de dados dedicado ao sector da casa e decoração. Este portal, refere a organização, «também oferece possibilidades atrativas para os produtores de têxteis-lar e artigos para a casa de apresentarem os seus produtos», assim como a oportunidade de contactarem com distribuidores e retalhistas.
«O atual encerramento de retalhistas nos nossos países visitantes tornou essencial ter informação relevante e serviços atualizados e estamos a satisfazer esta procura com a nossa oferta digital durante esta altura volátil», indica Detlef Braun, que sublinha, no entanto, que «estamos também a fazer tudo ao nosso alcance para tornar possível fazer feiras seguras e bem sucedidas, porque nada pode substituir encontros cara a cara».