Heimtextil confirma edição especial de verão

[©Messe Frankfurt/Pietro Sutera]

«A Messe Frankfurt está a trabalhar de perto com todos os parceiros da indústria para perceber se e dentro de que enquadramento a Heimtextil pode decorrer em paralelo com a Techtextil e a Texprocess de 21 a 24 de junho de 2022», tinha indicado a organização na altura em que anunciou que teria de adiar a edição agendada para 11 a 14 de janeiro de 2022.

O voto positivo da indústria de têxteis-lar e do sector contract (têxteis para hotelaria e restauração) para a realização do certame no verão levou à decisão final. «É fantástico ver o elevado nível de confiança que os nossos expositores têm em nós, mesmo depois de mais de dois anos de pandemia. Os resultados da votação e as primeiras confirmações de participação mostram a necessidade de finalmente regressar às reuniões de negócios pessoais e que os novos contactos mundiais em trocas presenciais antes do final do ano estão mais fortes do que nunca – mesmo que a reunião este ano tenha lugar num cenário diferente do habitual», afirma Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt.

Vários produtores e marcas já confirmaram a sua presença, incluindo o Jover Group, a Lenzing e a Hohmann Weberei. «Do nosso ponto de vista, é uma boa decisão reagendar a Heimtextil para o verão este ano. Precisamos de uma plataforma para apresentar os nossos novos produtos ao mercado. A indústria precisa de se encontrar novamente, uma relação pessoal é importante. Esperamos que a situação no verão permita que expositores e visitantes viajem livremente e que a feira marque o início do regresso à normalidade», sublinha Francisco Jover Pastor, CEO do Jover Group.

A Heimtextil irá ocupar os pavilhões 3, 4 e 10 da Messe Frankfurt. «A roupa de cama e banho, assim como o segmento Beautyful Living ocupam o pavilhão 3, os tecidos de decoração e os estofos o pavilhão 4 e os fornecedores asiáticos vão estar presentes no pavilhão 10», revela, numa newsletter, a Kamotta, que representa a Messe Frankfurt em Portugal.

Sinergias com a Techtextil e a Texprocess

Graças à realização em simultâneo das três feiras – a Heimtextil, a Techtextil, dedicada aos têxteis técnicos e não-tecidos, e a Texprocess, voltada para o processamento de têxteis e materiais flexíveis –, os compradores poderão, pela primeira vez, experienciar as tendências mundiais e as inovações em grande parte da cadeia têxtil num único lugar, das fibras e fios aos têxteis funcionais, tecnologias têxteis, acabamentos e produtos finais para interiores, realça a Messe Frankfurt.

Olaf Schmidt [©Messe-Frankfurt/Jochen Gunther]
«A proximidade com a Techtextil e a Texprocess dá aos compradores da Heimtextil novas perspetivas entusiasmantes em relação às funcionalidades inovadoras dos têxteis técnicos e também dos não-tecidos, assim como das tecnologias de processamento para a indústria de têxteis-lar. Através destas sinergias, criamos incentivos adicionais para atrair compradores nacionais e internacionais para o relançamento da Heimtextil no verão», salienta Olaf Schmidt.