Heimtextil anuncia parceria com Studio Urquiola

A feira de têxteis-lar revelou que irá trabalhar com o Studio Arquiola, liderado pela arquiteta e designer espanhola Patricia Urquiola, numa instalação de design que será apresentada na edição de 2025 da Heimtextil.

Detlef Braun, Alberto Zontone e Patricia Urquiola [©Messe Frankfurt-Pietro Sutera]

O anúncio foi feito aos jornalistas com pompa e circunstância por Detlef Braun, administrador da Messe Frankfurt, na passada terça-feira, 9 de janeiro, acompanhado presencialmente por Alberto Zontone, sócio de Patricia Urquiola, e online pela própria arquiteta, que não conseguiu estar presencialmente em Frankfurt.

O objetivo, explicou Detlef Braun, é criar uma experiência imersiva e sustentável de design têxtil e interiores na próxima edição da feira de têxteis-lar.

Numa intervenção à distância, Patricia Urquiola afirmou que o projeto ainda não está completamente definido, devendo haver alguns avanços sobre o mesmo em março. «Trata-se tanto de ouvir quanto de apresentar. Continuaremos a desenvolver têxteis como produtos na sua aplicação em design de produtos, interiores e arquitetura. Em seguida, trabalharemos em uma apresentação especial para 2025 que proporá uma síntese de nosso trabalho, visão e conversas mais amplas dentro e fora da indústria», apontou.

A Messe Frankfurt destaca que os designs de Patricia Urquiola são reverenciados pela forma distinta de construir uma conexão enfática com o utilizador. O ser trabalho é, refere a organizadora da Heimtextil, «altamente narrativo, com criatividade, habilidade e experimentação como características fundamentais de cada empreendimento. Guiada pela sustentabilidade, inovação e tecnologia, a equipa do Studio Urquiola ajuda as empresas a reimaginar, mudar e evoluir através do design».

Entre os projetos mais recentes do Studio Urquiola estãoo hotel Sixth Sense Rome, resultado da conversão de um palácio histórico, e a exposição Echoes, 50 years of iMaestri, apresentada no Salone del Mobile 2023 para comemorar os 50 anos da coleção iMaestri da Cassina.

«É um privilégio trabalhar com uma designer internacional tão reconhecida como Patricia Urquiola e a equipa do Studio Urquiola», resume, em comunicado, Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt.