De acordo com a organização, a data da Heimtextil, agendada para o início de janeiro, não pode ser mantida devido à escalada do covid-19 na Alemanha nas últimas semanas e às decisões do governo do país assumidas a 2 de dezembro. «A Messe Frankfurt está a trabalhar de perto com todos os parceiros da indústria para perceber se e dentro de que enquadramento a Heimtextil pode decorrer em paralelo com a Techtextil e a Texprocess de 21 a 24 de junho de 2022», indica em comunicado.
Habitualmente realizada no início de janeiro, a feira de têxteis-lar junta expositores e visitantes de mais de 135 países. «O aumento exponencial do número de infeções num período de tempo muito curto e a multitude de desenvolvimentos e resoluções que o acompanharam, que estão claramente fora do reino de influência da organização, levaram a uma deterioração significativa nas condições gerais e exigências necessárias para ter uma Heimtextil como uma grande feira de relevância internacional nesta fase», salienta a Messe Frankfurt.
O facto da Alemanha estar agora sinalizada como zona de elevado risco, com as implicações associadas, restrições nas viagens internacionais e intercontinentais em curso na Índia, Japão, EUA e Grã-Bretanha, a obrigação de quarentena e a regra 2G (apenas com vacinação completa ou certificado de recuperado) são alguns dos entraves apontados pela organização. «A disponibilidade mundial para viajar continua a cair rapidamente», resume a Messe Frankfurt.
Neonyt e Ambiente sem alteração
As razões para o cancelamento da Heimtextil não se aplicam, contudo, a outras feiras agendadas para Frankfurt.
A Neonyt, dedicada à moda sustentável, mantém as datas de 18 a 20 de janeiro, o mesmo acontecendo com a primeira edição da Frankfurt Fashion Week, estando aberta apenas a visitantes, expositores, representantes da imprensa, fornecedores e membros da organização com vacinação completa ou certificado de recuperação de covid-19.
Além disso, destaca a organização, a Frankfurt Fashion Week tem um perfil internacional muito mais baixo do que a Heimtextil e, tendo isso em conta, pode ter lugar. No entanto, ressalva, «a situação extremamente volátil está continuamente a ser revista e avaliada de perto com as autoridades relevantes e os parceiros da indústria».
O mesmo acontece com as feiras Ambiente, Christmasworld, Creativeworld e Paperworld, cujo planeamento continua, «sem ser afetado», devendo, por isso, realizar-se entre o final de janeiro e meados de fevereiro.