A gestão de sistemas de informação e a sua inserção na estratégia empresarial são um fator-chave na criação de valor de uma empresa, tornando-a mais competitiva. Ajudam não só a detetar novas oportunidades e a criar vantagens competitivas, como a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência.
Inerentes ao quotidiano das empresas da indústria têxtil e vestuário, os sistemas ERP, PLM e SAP, mas também business intelligence, desenvolvimento de apps e consultoria informática assumem-se incontornáveis para os atores da fileira moda, que anualmente investem em novas soluções capazes de acrescentar valor ao negócio.
Como tal, a consultoria desempenha um papel decisivo no suporte aos objetivos estratégicos, táticos e operacionais das organizações. Há cada vez mais empresas têxteis e de vestuário a recorrer a este género de serviços com o objetivo de obter um diagnóstico, uma orientação ou uma melhoria que agregue mais-valias à sua produção, aos seus artigos ou aos seus serviços.
Os benefícios que os sistemas de informação proporcionam às organizações, ultrapassam os ganhos de eficiência nas atividades empresariais, permitindo o desenvolvimento de novos produtos, serviços e canais de distribuição.
Considerando a importância crescente destas soluções para a indústria têxtil e vestuário, o Jornal Têxtil vai publicar, em janeiro de 2022, o suplemento “Guia das empresas”, onde as empresas que atuam na área da consultoria e sistemas de informação poderão apresentar as suas mais recentes soluções.
Para mais informações, por favor, contacte Marisa Guimarães (Jornal Têxtil) através do e-mail marisa.guimaraes@cenit.pt.