A iniciativa do CITEVE com a colaboração da Associação Selectiva Moda (ASM), em parceria com a AICEP e com a curadoria de Paulo Gomes, terá lugar no Pavilhão de Portugal nos dias 11 e 12 de março. «O nível de excelência dos têxteis e vestuário portugueses não se baseia apenas nas credenciais de qualidade e inovação reconhecidas internacionalmente. A abordagem sustentável já é uma realidade e um compromisso incontornável», salienta o comunicado do CITEVE publicado no site do Pavilhão de Portugal no Dubai.
O mesmo documento revela que o iTechStyle Green Circle – Sustainability Showcase tem como finalidade «promover, nos mercados internacionais, a excelência da indústria têxtil e vestuário portuguesa em termos de sustentabilidade e economia circular», abordando mercados como moda, desporto e têxteis-lar.
A mostra destaca ainda como Portugal está a conduzir a indústria têxtil para a meta obrigatório da economia circular, produzindo artigos têxteis de alto desempenho à base de fibras recicladas e recicláveis, fibras orgânicas, naturais e renováveis, processos de coloração sem químicos, materiais têxteis obtidos a partir de resíduos de outras indústrias, upcycling, redesign e reutilização, entre outros.
Esta não é a primeira vez que o Green Circle viaja pelo mundo. O showcase, adaptado a cada um dos certames, já se apresentou na Heimtextil, na Neonyt, na ISPO Munich e na Première Vision Paris.
