A estreia de Gonçalo Peixoto aconteceu ontem, 23 de fevereiro, com uma coleção a pensar nas pistas de dança e nas origens da música disco. «Transporta-nos para alguns dos sentimentos mais nostálgicos da era da liberdade por excelência. Este desejo físico e emocional está envolvido em uma paleta de cores vibrante e divertida, e faz-nos dançar e cantar as nossas músicas favoritas: é um escapismo brilhante, envolvido em esperança», descreve a ModaLisboa, em comunicado.
No anúncio da sua presença em Milão no seu Instagram, Gonçalo Peixoto confessou que este é «um momento marcante depois de um ano tão desafiante como este e não poderia estar mais feliz com a oportunidade».
Alexandra Moura é a próxima
A presença portuguesa em Milão – que em janeiro contou com Miguel Vieira e David Catalán na passerelle masculina – prossegue com Alexandra Moura, que no dia 28 de fevereiro, às 15 horas de Portugal Continental, irá mostrar a coleção Subversion para o outono-inverno 2021/2022. Segundo o Portugal Fashion, que volta a apoiar a designer, «há convivência em referências de meados dos anos 90, altura em que a designer inicia o seu curso em Design de Moda, moldando o seu sentido estético e a forma de ver a moda e, por consequência, a peça de roupa. Um mix de estilos e géneros onde a influência da música e da estética underground ganham força».
deixando assim o inacabado, característica já vincada no ADN da marca, com
estampados dos seus sketchbooks com colagens, linhas, fita-cola e desenhos», resume o Portugal Fashion.
O vídeo irá estrear em simultâneo no website da Semana de Moda de Milão e no canal de YouTube de Alexandra Moura.
Trio luso em Paris
Além da parceria que envolveu a presença de Gonçalo Peixoto em Milão, a ModaLisboa e o Portugal Fashion estão igualmente a cooperar, no seguimento do acordo realizado em 2018, para levar três designers nacionais à Semana de Moda de Paris, que se realiza de 1 a 9 de março.
«Uma apresentação que expressa três visões diferentes para um mesmo objetivo, o da promoção da moda nacional além-fronteiras», salienta o Portugal Fashion em comunicado.