German Design Awards 2024 têm inscrições abertas

Os German Design Awards, que distinguem desenvolvimentos inovadores e projetos pioneiros na área do design, estão a receber candidaturas até 1 de setembro de 2023. Na última edição, relativa a este ano, Portugal arrecadou 18 prémios nas três categorias a concurso.

[©Museum Angewandte Kunst]

Os German Design Awards estão vocacionados para galardoar «empresas, designers, arquitetos e agências de todo o mundo», refere a organização, a cargo do German Design Council, que em Portugal é representado por Cristina Motta.

«Reconhecidos internacionalmente, os German Design Awards, do German Design Council, estabelecem um padrão internacional de design no que toca a desenvolvimentos inovadores e competitividade. Distinguem projetos pioneiros no panorama do design alemão e internacional», refere Cristina Motta, que lembra que «os prémios não só constituem uma marca visível de sucesso, como proporcionam aos vencedores acesso a um network internacional e abrem novas oportunidades de se apresentarem no mercado».

As inscrições para a próxima edição encerram a 1 de setembro de 2023 – havendo preços especiais para as candidaturas feitas até 23 de junho e um prazo alargado até 7 de setembro para quem submeter o projeto em formato digital –, data a partir da qual o júri internacional irá avaliar e distinguir «os trabalhos que melhor derem resposta aos desafios colocados pelo nosso tempo, valorizando abordagens com perspetivas múltiplas, processos de design sustentáveis e uma produção amiga do ambiente», destaca a representante do German Design Council. As informações completas podem ser encontradas no site dos German Design Awards.

[©Museum Angewandte Kunst]
Os projetos premiados – nas categorias “Excellent Product Design”, “Excellent Communications Design” e “Excellent Architecture” – estarão em exposição em Frankfurt em janeiro do próximo ano, naquele que é «um dos maiores eventos de design do ano, onde convidados internacionais de diversos sectores se reúnem e trocam ideias», sublinha Cristina Motta.

Muitas empresas e projetos portugueses participaram nos últimos anos nos German Design Awards, que na edição passada, na qual estiveram a concurso mais de 4.200 produtos de 57 nacionalidades, atribuíram 18 prémios a iniciativas lusas, incluindo Excellent Product Design para a Vista Alegre, Excellent Communications Design para a Logoplaste e para o catálogo de produtos 2021/2022 da Vista Alegre e Excellent Architecture para o gabinete Joaquim Portela Arquitetos. Nos German Design Awards 2022, foram premiados 16 projetos nacionais, incluindo os sapatos Dali Azores de Marita Moreno.