O novo departamento terá como foco coordenar e executar as políticas de sustentabilidade da Garland, assim como gerir os projetos nesta área, transversais a toda a empresa.
Deste modo, a Garland formaliza o propósito de criar e implementar continuamente medidas no sentido da utilização de recursos de forma sustentável. O objetivo é reduzir o impacto ambiental da atividade da empresa e preservar o meio ambiente, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do planeta
O primeiro passo centra-se na obtenção da certificação ISO 14.001, norma internacional que permite às empresas demonstrar o compromisso assumido com a proteção do ambiente através da gestão dos riscos ambientais associados à atividade realizada.
Recentemente, a Garland Logistics, a empresa do grupo dedicada às operações de logística de armazém, distribuição e e-commerce, foi premiada com a medalha de prata da EcoVadis, plataforma que avalia, a cada ano, 65 mil empresas de 160 países com base nas suas práticas sustentáveis.
Por sua vez, a Garland Transport Solutions, a outra empresa do grupo, integrou a Ecco Network, a primeira rede de transportes internacionais de operadores transitários que partilham a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia de última geração como valores. A rede reúne mais de quatro mil rotas e já conseguiu reduzir a emissão de mais de 90.000 toneladas de dióxido de carbono. Enquanto integrante da Ecco Network, a Garland Transport Solutions tem acesso a uma plataforma digital que calcula a pegada ecológica e ajuda a reduzir as emissões de dióxido de carbono na atividade transitária.
«Estamos convictos que o novo departamento de sustentabilidade será uma mais-valia importante para a Garland. Passaremos a ter um foco interno ainda maior nestas temáticas, contando com profissionais especializados com bastante experiência e provas dadas neste âmbito, reunindo-se assim as condições para se poder implementar um programa de sustentabilidade ambicioso e de elevado compromisso para o grupo», salienta o CEO Mark Dawson.
Passos verdes
Dando continuidade à estratégia “Rumo à Sustentabilidade” definida em 2012, a Garland tem reforçado certas medidas com vista à redução do impacto ambiental, como o uso racional de água e energia elétrica e a redução ao mínimo indispensável da utilização de papel nos serviços corporativos e em todas as áreas de negócio do grupo.
Para este efeito foi implementado um sistema informatizado de gestão documental que permitiu uma drástica redução de utilização de papel e uma consequente poupança anual dos respetivos consumíveis de impressão, na ordem dos 50%.
Outra decisão, simbólica, foi a erradicação de plásticos de uso único em máquinas de vending e no abastecimento de água e cafés aos colaboradores, aos quais distribuiu garrafas e copos reutilizáveis.
Ainda neste domínio, a mobilidade tem sido igualmente uma aposta, tendo a Garland renovado totalmente a frota de viaturas ligeiras, com a substituição por veículos elétricos e híbridos. Atualmente, todas as instalações da empresa contam com postos de carregamento elétrico.