Futuro em debate nas Jornadas de Engenharia Têxtil

O evento, que nesta 4.ª edição tem como tema Desbobinar o Futuro da Têxtil, tem lugar de 18 a 20 de março na Universidade do Minho e irá contar, pela primeira vez, com uma feira de empresas onde estarão a TMG, a Mundotêxtil, a Tintex e a Riopele.

Edição de 2023[©Núcleo de Estudantes de Engenharia Têxtil da UMinho]

Organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, as IV Jornadas de Engenharia Têxtil vão debater o futuro da indústria, focando-se nos temas que estão já a ser uma fonte de mudança.

«O nosso principal objetivo passa por abordar as transformações e as diferentes evoluções que o sector tem vindo a realizar, de forma a acompanhar as constantes necessidades do futuro. Sustentabilidade, inovação, inteligência artificial e passaporte digital são exemplos de temas que serão debatidos», indica a organização em comunicado.

[©Núcleo de Estudantes de Engenharia Têxtil da UMinho]
[©Núcleo de Estudantes de Engenharia Têxtil da UMinho]
O programa dos três dias intercala mesas redondas, palestras e visitas a empresas. No primeiro dia, após a sessão de abertura, o foco está na importância das associações para a indústria têxtil, com intervenção de Ana Sousa, vice-presidente da ANIVEC, e Mário Jorge Machado, presidente da ATP.

Este dia será ainda preenchido com palestras sobre a importância e o impacto de estudos de avaliação do ciclo de vida (LCA), por parte de Diana Soto, especialista em sustentabilidade têxtil e LCA na RDD, e inovação e sustentabilidade, guiada por representantes da JF Almeida. Neste dia há ainda mais três mesas redondas, com a intervenção, entre outros, de Joaquim Fernandes, administrador da Mundifios, e Manuel Gonçalves, administrador da TMG.

O segundo dia será dedicado a visitas a empresas, nomeadamente à Riopele, à Coltec, à Adalberto, à Valérius 360 e à Calvelex.

Já o último dia contará com a presença de representantes da Continental, Grupo Copo e TMG, numa mesa redonda sobre a evolução dos têxteis na indústria automóvel, da Riopele, da Mundotêxtil e da Filasa, que irão abordar os desafios da reindustrialização têxtil, e da Coltec, que irá focar-se nas perspetivas de mercado e desenvolvimento de novos produtos.

As IV Jornadas de Engenharia Têxtil terão, pela primeira vez, uma feira de empresas, que decorrerá a partir das 14 horas do dia 20 de março, onde estarão presentes, entre outras, a TMG, Mundotêxtil, Riopele, Tintex e a Continental, assim como Academia do Têxtil, a Ordem dos Engenheiros e o CeNTI.

As inscrições para o evento podem ser feitas online.