A conferência digital, que é parte integrante do projeto 100% ModaPortugal, promovido pelo CENIT e pela ANIVEC, está marcada para as 14h20 e terá como palco a plataforma Zoom, estando aberta a todos os interessados, mediante uma inscrição online.
O objetivo é debater e apontar caminhos para o futuro próximo da indústria da moda, em especial para os próximos dois anos. Numa primeira parte, Antonio Gonzalo, partner da McKinsey & Company, irá fazer o retrato e apontar as tendências que se perfilam para a indústria da moda em 2021.
Seguir-se-á Dominique Jacomet, conselheiro sénior do Institut Français de la Mode (IFM), que irá falar sobre as tendências de sourcing na Europa e a evolução do consumo de moda, e Joan Sol, diretor-geral e partner do Boston Consulting Group (BCG), que irá abordar as mudanças no retalho causadas pela pandemia.
As apresentações serão em inglês e terão um espaço dedicado a questões da audiência.
Num segundo momento, será a vez das empresas nacionais da indústria de vestuário darem conta da situação e das perspetivas para a indústria portuguesa de moda. César Araújo, administrador da Calvelex, Daniela Xavier, diretora-geral da Fermir, José Costa, administrador da Becri, Luís Guimarães, administrador da Polopiqué, e Mico Mineiro, administrador da Twintex, são os convidados do debate.
Está ainda prevista uma intervenção sobre o projeto 100% ModaPortugal, a cargo de Marlene Oliveira, head of International unit do CENIT, e Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, deverá encerrar o programa.