Future Dusk é a cor de 2025

A tonalidade escolhida pelo WGSN e pela Coloro para 2025 é escura e intrigante, perfeita para temas de transição, referem as duas entidades, que apontam a sua utilização como fundamental em estilos clássicos e peças intemporais.

[©WGSN]

Future Dusk (Coloro 129-35-18) é descrita como uma «cor escura, temperamental e intrigante» entre o azul e o roxo, que transmite uma sensação de mistério e escapismo e alimenta os temas de transição, o que a torna perfeita para um período de imensa mudança, referem o gabinete de tendências WGSN e o sistema de cor Coloro.

À medida que a ciência e a tecnologia aceleram a economia espacial, estão a surgir oportunidades comerciais, salientam, nomeadamente o turismo espacial e a mineração espacial.

A criatividade sintética vai tornar-se um motor de desenvolvimento, com ferramentas de criação produzidas pela tecnologia, como os geradores de inteligência artificial de arte, a ficarem amplamente disponíveis, a esbaterem a linha entre a realidade e a fantasia. A cor Future Dusk alinha-se com as cores imersivas e transformadoras impulsionadas pelo metaverso, a fantasia e a imaginação.

«Há várias estações que a Coloro tem visto as marcas a mudarem para paletas com um apelo duradouro e Future Dusk é uma cor inspiradora que apoia esta abordagem trans-sazonal. Parece quente e profunda, o que faz com que pareça temperamental, misteriosa e intemporal», afirma Caroline Guilbert, diretora de conteúdo criativo da Coloro. «Este azul fiável será essencial para reforçar uma sensação de confiança e estabilidade, mas enquanto roxo também traz uma qualidade imaginativa que vai alimentar dinamicamente a criação de novos futuros», acrescenta.

«Cores que trazem uma sensação de segurança serão essenciais para 2025 e vamos ver tons escuros cativantes a ganharem força. No futuro próximo, as linhas entre a realidade a fantasia vão tornar-se mais esbatidas do que nunca – a Future Dusk é uma cor imersiva e transformadora, alinhada com esta direção», destaca Urangoo Samba, responsável de cor para o WGSN.

O Future Dusk será um tom importante para estilos clássicos e peças intemporais, de maior investimento, podendo acrescentar opulência a designs de tendências, afirmar-se como um roxo inclusivo em termos de género ou como alternativa ao azul-marinho. De acordo com o WGSN e o Coloro, esta cor pode ser elevada com acabamentos metálicos que criam um fascínio celestial na área da beleza e tecnologia de consumo, ou aplicada a renderizações 3D para entrar no metaverso.

[©WGSN x Coloro]
Para além da cor do ano, o WGSN e o Coloro anunciaram mais quatro cores que serão relevantes para 2025, incluindo o Transcendent Pink, uma tonalidade muito suave de rosa, o turquesa Aquartic Awe, o «energizante» Sunset Coral e o amarelo «radiante» Ray Flower.

Future Dusk segue-se ao Apricot Crush, que foi selecionado pelo WGSN e pela Coloro como cor do ano de 2024, e ao lavanda digital, apontado para 2023.