Fórum analisa a influência das ferramentas de gestão nas organizações

O Fórum organizado pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e que decorreu no passado dia 24 de Novembro, no auditório do Europarque, em Santa Maria da Feira, sob o tema “Ferramentas de Gestão em Busca de uma Vantagem Competitiva”, reuniu cerca de 600 participantes. Tendo por pano de fundo a actividade de certificação, este Fórum APCER foi orientado para temas como os da divulgação e promoção do uso de ferramentas de gestão nas organizações, bem como para a reflexão sobre efectivas forças motrizes de desenvolvimento sustentável e de excelência empresarial.

O seminário foi estruturado em três painéis que incluíram várias comunicações e abrangeram os temas acima referenciados. As respectivas apresentações encontram-se disponíveis em www.apcer.pt.

A abertura oficial deste Fórum foi assegurada por Sá Correia, membro da direcção da AEP, a par de Marques dos Santos, presidente do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e de Mário Secca, membro da administração da APCER, enquanto o encerramento, que ocorreu no final da tarde, foi da responsabilidade de Miranda Coelho, presidente da APCER e de Godinho de Almeida, vice-presidente do IAPMEI.

É reconfortante saber que todo o esforço que a APCER tem vindo a desenvolver (entre outras acções, este fórum é exemplo), no sentido de promover a certificação em Portugal, é reconhecido e valorizado já que obtivemos resultados muito positivos nas respostas ao inquérito de avaliação deste encontro.

Por outro lado, também Marques dos Santos, presidente do IPQ, sublinhou o importante papel da APCER na evolução da qualidade, e consequentemente da certificação em Portugal.