Esta nova edição das Ignite Sessions começa na próxima quarta-feira, 24 de maio, com uma primeira sessão dedicada «à inovação de produtos, numa perspetiva de sustentabilidade, soluções tecnologicamente mais inteligentes e que respondem às expectativas e necessidades dos mercados e consumidores do futuro», explica o comunicado da Fibrenamics.
O evento, de entrada gratuita, que se realiza no Altice Forum Braga inserido na 6.ª Semana de Economia, com organização conjunta da Fibrenamics e a InvestBraga, irá centrar-se na transformação digital e na inteligência artificial. Entre os temas abordados estarão ainda as tendências e oportunidades de inovação em áreas como a mobilidade, saúde e bem-estar, defesa e proteção pessoal, construção e arquitetura e eco-design.
A sessão conta com «vários nomes e casos de sucesso da indústria», refere a Fibrenamics, que destaca a presença de Cláudia Costa (Colep), Francisco Silva (Orthos XXI), Júlio Grilo (Simoldes) e Manuel Gaspar (Impetus), que «irão partilhar as suas experiências e visões em torno dos temas da sessão e, também, comentar as mais recentes tendências e oportunidades identificadas pelos Igniters convidados para o evento».
A agenda, que se estende entre as 10h e as 12h30, contempla igualmente a palestra “Transformando o futuro: O Caminho Para Soluções de Software Inteligentes”, a cargo de Pedro Pereira (CCG UMinho/DTX CoLab), «onde será abordada a interligação entre o desenvolvimento de software e a IA [inteligência artificial] para a criação de novas soluções inteligentes, os seus benefícios e aplicações. Além disso, serão apresentados exemplos recentes de soluções deste género, desenvolvidas em projetos de I&D para as necessidades do mercado, bem como as tendências futuras na área», refere o comunicado da Fibrenamics.
As Ignite Sessions são um conjunto de três sessões «que prometem ser o “ponto de ignição” para todos aqueles que reconhecem a inovação como a chave para o sucesso estratégico», explica a organização. «Assente na visão “From Science to People”, da Fibrenamics, as Ignite Sessions focam-se nas oportunidades reais e tendências de futuro dos mercados, acendendo a “faísca da inovação” para as estratégias de futuro da indústria portuguesa», conclui.