Fibrenamics organiza conferência internacional

Em parceria com a Universidade do Minho e a Sciencentris, a associação está a organizar a 6.ª Conferência Internacional sobre Fibras Naturais - ICNF2023, que nesta edição tem como tema “Soluções Sustentáveis Inspiradas na Natureza”.

ICNF 2017[©ICNF]

A ICNF2023 terá lugar nos dias 19, 20 e 21 de junho, no Funchal, e deverá reunir mais de 270 investigadores de 40 países para debater as “Soluções Sustentáveis Inspiradas na Natureza”, nomeadamente para «aprofundar o vasto potencial das fibras naturais enquanto material fundamental para a criação de soluções inteligentes e ecológicas que satisfaçam as necessidades das gerações futuras», refere o comunicado da organização.

A ICNF, sublinha, oferece uma plataforma única para a partilha de conhecimento, tendências e promoção de redes colaborativas na área das fibras naturais, que tem «demonstrado elevado potencial de entrega de soluções inovadoras, em resposta às crescentes necessidades sociais e económicas de sustentabilidade e economia circular, contando já com inúmeros projetos de referência e avanços científicos que atestam a sua versatilidade e aplicação crescente em diversos sectores de atividade como saúde, defesa, construção, mobilidade ou têxteis».

Para além dos 270 participantes confirmados, a Fibrenamics dá conta de 316 abstracts submetidos, 85 posters selecionados, mais de 180 apresentações orais programadas e 20 candidaturas para o Natural Fibrenamics Award, que distingue projetos de referência na área.

Raul Fangueiro

«Estes factos demonstram bem a relevância deste tópico, considerando a emergência no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, com base em recursos renováveis e com menor impacto ambiental. Espera-se que no final desta conferência se possa avançar decisivamente no conhecimento sobre estes fantásticos materiais que podem contribuir decisivamente para um futuro melhor para todos», afirma Raul Fangueiro, vice-presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, presidente da Fibrenamics e chairman da ICNF2023.

Entre os oradores, a Fibrenamics destaca a presença de You-Lo Hsieh, especialista em Engenharia Biológica e Agrícola da Universidade da Califórnia, nos EUA, M. Auxiliadora Prieto, representante do Conselho Nacional de Investigação Espanhol (CSIC) e da Plataforma Interdisciplinar para Plásticos Sustentáveis rumo a uma Economia Circular – SusPlast, em Espanha, e Nicola M. Pugno, do Laboratório de Bioinspiração, Biónica, Nano, Meta Materiais e Mecânica da Universidade de Trento, em Itália, e da Escola de Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido.

Já ao nível das entidades, estarão representadas a Universidade de Tohoku (Japão), a Universidade de Plymouth (Reino Unido), a Universidade de Deakin (Austrália), o Centro de Investigação Técnica VTT da Finlândia, a Fraunhofer (Alemanha) e a Fibrenamics (Portugal), o que «sublinha a importância da cooperação internacional e destaca o potencial das fibras naturais como um material sustentável para o futuro», conclui a Fibrenamics.