Foi mesmo a partir do sofá de casa, não fosse esta a The Sofa Edition, que os compradores e fashionistas ficaram a conhecer as coleções de parte dos designers portugueses que habitualmente marcam presença no Portugal Fashion. Sem filas para entrar nos desfiles nem concorrência para ocupar um lugar à frente, a primeira parte do evento de moda – a segunda não tem ainda data marcada – contou, em apresentações distribuídas por três dias, de 18 a 20 de março, com as propostas de Maria Carlos Baptista, Estelita Mendonça, Katty Xiomara, Inês Torcato, Maria Gambina, Miguel Vieira, Ernest W. Baker, David Catalán e Alexandra Moura.
«O formato digital do 48.º Portugal Fashion é ditado por razões de saúde pública, mas também procura ir ao encontro das novas formas de consumo e interação com a moda, sobretudo entre os nativos digitais. Quisemos juntar o útil ao agradável, através de um formato inovador que reúne moda, glamour e humor. De resto, os nossos criadores e marcas desenvolvem hoje quase toda a sua atividade online, pelo que esta edição se insere neste esforço de transição digital da moda», afirma Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion. Para continuar a apoiar o design nacional, especialmente nesta fase, «tínhamos de realizar esta edição, mesmo que isso implicasse, como foi o caso, apresentar digitalmente as coleções e repartir o evento por dois momentos», considera.
Neste Take 1, como foi batizado, o Portugal Fashion abriu com a coleção de Maria Carlos Baptista, que tinha já sido apresentada na Semana de Moda de Paris. Do “Espaço Negativo” da jovem designer, que venceu o concurso Bloom powered by Sonae Fashion em outubro de 2020, o programa seguiu para a festa promovida por Estelita Mendonça. As raves dos anos 90 foram o ponto de partida do designer, numa reminiscência da «liberdade de expressão de ser e dançar em comunidade», a que se juntaram as tendas de campismo, enquanto «proteção têxtil, redoma ou habitat portátil» que «faz todo o sentido neste momento de isolamento social», explica o designer.
Também Maria Gambina regressou ao passado e foi mais longe, até ao final da década de 70 em Inglaterra. “Fagan”, como batizou a sua coleção, mergulha na inquietude e incerteza que se vivia na época, criando silhuetas volumosas com detalhes como picos metálicos, declinadas em preto com apontamentos em vermelho, branco e camuflados verde azeitona.
«Estamos confinados e não há muitos estímulos, pelo menos para mim enquanto criativa. Ficar fechada e não poder ver coisas acaba por ser limitador», confessa a designer a Hugo van der Ding. A inspiração surgiu com um episódio da série The Crown quando um operário, Michael Fagan, entrou no quarto da Rainha e «toda a envolvência do episódio (…) acabei por comparar à realidade que estamos a viver e talvez tenha sido a coisa mais inspiradora que me aconteceu», resume Maria Gambina.
Renascer e reinventar
Katty Xiomara, por sua vez, apresentou a “Aurora”, uma coleção que surge após a leitura da obra do historiador Yuval Harari sobre a evolução da humanidade e a ordem imaginada de deuses e poder e do livro Tyll, de Daniel Kehlmann, sobre deuses e a fé.
«Para mim aurora quer dizer renascer, um novo dia», conta a designer. «É uma coleção um bocadinho introspetiva, baseada neste caos que estamos a experienciar agora, no pensar como esse caos intervém com o nosso próprio caos interior, com a nossa própria vida, como ela era e como terá que ser agora, porque de facto nada será igual», acrescenta.
Já para Inês Torcato “faz-se luz”. A designer apresentou a coleção para a primavera-verão 2021 da linha Torcato, a sua nova marca. «É a primeira vez que estou a fazer isto [apresentar a coleção para a estação que vai entrar] e é uma ideia de continuidade», assume a designer, revelando que a coleção vai ser colocada à venda gradualmente durante os próximos meses, até à apresentação da estação seguinte.
O line-up deste Take 1 do Portugal Fashion ficou concluído com as apresentações de Miguel Vieira, Ernest W. Baker, David Catalán e Alexandra Moura, todos elas já reveladas em diferentes semanas de moda internacionais.