Feiticeiro de Oz dá mote à Micam

A Micam regressa ao mundo da fantasia para contar, desta vez, uma história focada no caminho da sustentabilidade que as empresas de calçado têm de empreender. O icónico musical inspira o conceito e a imagem da próxima edição da feira de moda para os pés, agendada para 19 a 22 de fevereiro.

[©Micam]

O filme que lançou para o estrelato Judy Garland sucede à história da Cinderela que marcou as últimas três edições da Micam. «O projeto #micamtales continua com um terceiro e último capítulo sob a direção criativa da MM Company x Laureri Associates. Depois da “Micam in Wonderland” [inspirado no livro Alice no País das Maravilhas] e “Micam Glass Sliper” [focando o sapatinho de cristal da Cinderela], é agora a vez do “Micam of Oz”: a história da jornada de uma corajosa jovem protagonista até o Castelo Esmeralda, na companhia de duas personagens coloridas», revela a feira de calçado em comunicado.

«Uma viagem simbólica que representa o progresso das empresas de calçado no caminho da sustentabilidade», explica a Micam, acrescentando que a escolha deste tema se prendeu «com a sua mensagem oculta: que a autoestima, a capacidade de acreditar em nós próprios e nas nossas aptidões, é a verdadeira chave do sucesso».

Giovanna Ceolini [©Micam]
Para Giovanna Ceolini, presidente da Micam e da Assocalzaturifici, a associação que organiza o certame, «esta história pode ser lida como uma metáfora da vida empresarial, com todos os desafios, tanto grandes como pequenos, que têm de ser ultrapassados diariamente e os objetivos que têm de ser atingidos. Hoje, mais do que nunca, gerir um negócio não é fácil: temos de estar constantemente atualizados, ao mesmo tempo que respondemos a grandes questões como a sustentabilidade – atualmente de importância vital – com determinação e uma abordagem ética».

Os visitantes da Micam – que nesta 95.ª edição conta com 32 expositores portugueses – terão a oportunidade de ver a recriação, contemporânea e por vezes irónica, de alguns dos episódios famosos da história.

O caminho para a sustentabilidade

Neste primeiro momento, que será revelado na edição programada para 19 a 22 de fevereiro, a protagonista encontra-se num vasto campo de papoilas, onde perde o seu cãozinho. Enquanto o procura, depara-se com um moderno espantalho e dois objetos estranhos: uma lata de óleo e um chapéu, ambos fabricados de metal. Com a ajuda do seu novo amigo, consegue encontrar o proprietário destes objetos – o homem de lata, que a vai acompanhar numa nova aventura para encontrar o misterioso Castelo de Esmeralda. Para lá chegar, contudo, terão de atravessar a Estrada de Esmeralda, «uma metáfora para o caminho da responsabilidade social corporativa que as empresas têm de percorrer de uma forma resoluta e ética», desvenda a Micam.

[©Micam]
«A história está cheia de simbolismo e significados mais profundos. Por exemplo, no centro da trama estão os icónicos sapatos vermelhos: sapatos mágicos que têm o poder de transportar o utilizador para qualquer sítio que deseje ir, simplesmente batendo com os calcanhares», salienta a organização.

A campanha de comunicação, que tem fotos de Fabrizio Scarpa e uma curta-metragem realizada por Giuseppe Cardaci, terá direito a lugar de destaque durante os dias da feira, com uma exposição especial imersiva que junta as três histórias usadas pela Micam.

«Com esta campanha, a Micam foca-se, mais uma vez, no tema da sustentabilidade, uma questão já explorada em recentes edições com o projeto VCS: uma marca registada que certifica a sustentabilidade de empresas de calçado e das suas cadeias de aprovisionamento», refere a organização, que acrescenta que «o objetivo da Micam of Oz é, por isso, encorajar as empresas de calçado a embarcarem no caminho difícil mas vitalmente importante da sustentabilidade: uma viagem cheia de surpresas e magia que vai acompanhar as empresas e os compradores até à próxima edição».