A Fábrica de Fiação e Tecidos de Barcelos (FFTB), presente pela primeira vez, referiu que a participação, muito bem preparada e muito trabalhada, foi muito positiva, em termos de negócio, não só a nível nacional mas também a nível internacional. «Também foi uma forma de divulgar a nova postura, moderna e que aposta na inovação, de uma empresa já centenária», declarou José Augusto Simões, considerando estar aberto à possibilidade de repetir a experiência. A FFTB apresentou-se em parceria a Givec, empresa de confecção de malhas. Esta parceria foi uma aposta ganha, uma vez que juntou as sinergias das duas empresas, permitindo ao cliente acompanhar nos dois stands, contíguos, toda a produção dum artigo de vestuário, desde a fiação até à confecção final. Segundo Cândido Correia, da Givec, esta atitude demonstrou que é possível «promover a união e fazer coisas». No entanto, não pôde deixar de criticar a atitude de alguns expositores, que «demonstraram uma atitude demasiado passiva».Outra das empresas presentes foi a Romatex, que, na voz de Odete Costa, defende o Modtissimo como «o único salão de tecidos, acessórios e confecção que existe em Portugal. A organização fez sempre uma clara aposta nos produtos nacionais e nos produtos inovadores, como os Têxteis Técnicos, Inteligentes e Funcionais e nunca deixou de apostar em novas formas para atrair não só mais expositores como também novos visitantes. Exemplo desta atitude foi o facto de nesta edição os Curtumes terem-se juntado ao grupo. Nota-se uma constante procura de evolução
.». A responsável da Romatex lamenta que outras empresas nacionais do sector que podiam estar presentes, não estejam. A Romatex, alerta Odete Costa, «prepara esta feira duma forma intensa, e só assim é que se entende o facto de termos sempre resultados muito positivos».Paulo Branco, da Têxtil Nortenha, destacou os aspectos positivos desta edição, como a nova decoração e disposição do salão. Outro destaque vai para a presença de cada vez mais confeccionadores e para o aumento de visitantes estrangeiros, «que foi notório no nosso stand», concluiu Paulo Branco.
Já a empresa Américo Tavar, defende que este é um salão que se tenta afirmar a nível internacional, e neste contexto deve ser apoiado. A presença desta empresa é mais uma estreia, e apostou fortemente na imagem. «Creio que os outros expositores falham exactamente neste aspecto. Os stands não são apelativos, dando por vezes uma imagem negativa da empresa», referiu Américo Tavar, responsável e criativo, que pretende repetir a participação em futuras edições.
Como já referimos, com 10 expositores e um espaço de tendências, nesta ultima edição os Curtumes juntaram-se ao Modtissimo. Uma das empresas presentes foi a Tigapel, cujos responsáveis estavam muito satisfeitos com os resultados da participação conjunta de várias empresas do sector, como forma de promoção do mesmo. Apenas criticaram o horário, que no seu entender devia ser alargado até às 22:00h.Resta apenas referis a 7ª edição do Concurso Jovens Criadores Modtissimo, que reuniu a imagem e a criatividade dos jovens criadores, finalistas dos cursos de moda. Nas propostas apresentadas foram utilizados tecidos dos fabricantes nacionais presentes no salão, em criações que desfilaram não só para os visitantes, mas também para um júri. Nesta edição, o júri integrava as jornalistas Olga Fernández, da Têxtil Express, Alicia Gajos, da Rynek Mody, o estilista Miguel Vieira, Lúcia Vaz, da Lousafil e Ana Paula Pires, da Invista. A vencedora foi Marina Sousa, da Escola Artística e Profissional Árvore, patrocinada pela empresa Fecor, em segundo lugar ficou Sara Seixas, do CITEX, patrocinada pela Beiralã, e finalmente, em terceiro lugar ficou Filipa Almeida, da Escola Artística e Profissional Árvore, patrocinada pela Idepa
Quanto aos Fóruns de Tecidos e Confecção Portuguesa, estes foram, uma vez mais, um espaço que permitiu conhecer de uma forma generalizada as colecções presentes no Salão. Os já habituais desfiles decorreram durante os dois dias do Modtissimo, e tiveram uma enorme adesão, tendo os expositores presentes apresentado vários coordenados.
A próxima edição doModtissimo está marcada para os dias 17 e 18 de Março de 2005, e esperam-se grandes novidades.