Fafedry faz fade-out mais ecológico

Com recurso aos corantes naturais que já constam da sua oferta, e através de um processo a frio desenvolvido internamente, a empresa consegue fazer um acabamento semelhante ao desgaste do fade-out, mas mais amigo do ambiente.

[©Fafedry]

Batizado Skyfall, o processo, que, segundo Rui Pedro Freitas, coordenador de marketing e sustentabilidade da empresa de tinturaria e acabamentos têxteis em peça confecionada, «foi desenvolvido internamente com acompanhamento de fornecedor de corantes», permite um acabamento com efeito de desgaste, parecido com o fade-out, mas com melhores credenciais ambientais.

A empresa indica que o Skyfall reduz em pelo menos 95% a necessidade de água no tingimento, em comparação com os métodos tradicionais e, como o método usado é a frio, elimina completamente a necessidade de água quente, resultando numa redução de 100% no uso de gás para aquecimento da água, o que, por sua vez, permite diminuir as emissões de poluentes associadas ao uso de fontes de energia convencionais.

«Este novo processo reflete o nosso compromisso em reduzir significativamente a pegada hídrica e carbónica das nossas produções, contribuindo ativamente para a preservação dos recursos naturais e para a mitigação das mudanças climáticas», refere a Fafedry em comunicado.

Ao Portugal Têxtil, Rui Pedro Freitas explica que o Skyfall «tem a ver com a implementação de um novo processo de tingimento, utilizando corantes naturais que fazem parte do nosso catálogo de cores (casca de romã, ruiva dos tintureiros, amoreira, calêndula e tesu, goma-lacca, haritaki», sublinhando que «os corantes naturais têm certificado GOTS».

O Skyfall consegue resultados semelhantes aos processos convencionais em termos de solidez à luz, à lavagem e à fricção, refere a empresa, pelo que oferece «às marcas de moda uma excelente oportunidade para demonstrar um compromisso real com o ambiente», permitindo satisfazer «a crescente procura dos consumidores por opções de vestuário ecologicamente responsáveis, mas com a mesma garantia de qualidade e durabilidade».

A Fafedry está atualmente «a preparar a divulgação [do Skyfall] junto dos clientes, com peças tingidas em variadas cores, mas com acabamento de desgaste similar», revela Rui Pedro Freitas. «As cores já são conhecidas dos clientes porque fazem parte do nosso catálogo de cores naturais e minerais», afirma, e «algumas já foram processadas para produções de marcas com posicionamento “sustentável”», garante o coordenador de marketing e sustentabilidade.