Exponor pronta para acolher Modtissimo

O centro de exposições vai abrir as portas à volta do Modtissimo a Matosinhos, depois de anos na Alfândega do Porto e, mais recentemente, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os cerca de 160 stands de expositores e um pré-registo de quase 100 visitantes internacionais fazem antever uma edição muito concorrida.

[©Exponor]

O regresso a uma casa onde já foi «muito feliz» ficou a dever-se essencialmente por motivos de espaço, como indicou a organização, que referiu em comunicado, na altura do anúncio da nova edição na Exponor, a 16 e 17 de fevereiro, que o volume de crescimento em número de expositores e em área útil ocupada desde fevereiro de 2020 «torna inviável a possibilidade de se realizar a próxima edição no aeroporto sem deixar de fora muitos dos expositores».

Segundo Manuel Serrão, diretor do Modtissimo, «o Aeroporto do Porto foi muito interessante pois permitiu-nos fazer uma feira única no mundo, mas dadas as circunstâncias de crescimento em que nos encontramos, o espaço já não era suficiente e, por isso, voltamos à Exponor, uma casa onde já fomos muito felizes».

Para a organização, a realização desta 59.ª edição do Modtissimo, o único salão português dedicado aos têxteis, vestuário e acessórios, traz vantagens, desde logo a possibilidade de reunir todos os expositores e todos os fóruns informativos na mesma área.

Manuel Serrão

O Modtissimo, que tem já um pré-registo de quase 100 visitantes estrangeiros, ocupará, assim, o pavilhão 5 da Exponor, um pavilhão com 6.000 metros quadrados que foi recentemente renovado, e que acolherá 158 stands de produtores de têxteis, acessórios e vestuário, assim como agentes e serviços relacionados, incluindo a Lectra, que regressa às feiras precisamente com o Modtissimo, a Tajiservi e, como habitualmente, o Jornal Têxtil.

«A nível internacional contamos com a ajuda das delegações do AICEP para selecionar compradores para visitarem o Modtissimo. Já em Portugal, o registo dos nossos compradores habituais segue a bom ritmo», revela Manuel Serrão. «Sentimos uma grande procura por parte de compradores europeus que querem ter uma produção de mais proximidade e Portugal apresenta-se como uma solução muito completa com um cluster robusto», afirma o diretor da feira.

Dois dias preenchidos

Mico Mineiro
Manuel Gonçalves

O iTechStyle Showcase, com as inovações nos tecidos, acessórios e produtos, irá igualmente marcar presença e, durante os dois dias do certame, haverá um programa paralelo, batizado Modtissimo Talks, com palestras e debates divididos por dois palcos. No Palco Talks Modtissimo será possível assistir a palestras como a da startup Rastra Tech, especialista em rastreabilidade, e da Plataforma Circular de Jeans, e à apresentação de tendências por parte de diversos gabinetes, como o Promostyl, Carlin, Perclers e WGSN.

Já no Palco Talks Citeve há intervenções agendadas sobre a transição digital e ecológica, estratégia de bioeconomia e mesas redondas com representantes da indústria: no dia 16, às 15h30, com Manuel Gonçalves, administrador da TMG, e António Rocha, cofundador da Smartex; também no dia 16 de fevereiro, às 17h, com Carlos Van Zeller, da Altri, e Miklós Nagy, diretor de produção no projeto 360 da Valérius; no dia 17 de fevereiro, às 11h, com Ana Pedrosa Rodrigues, administradora da Pedrosa & Rodrigues, e Agostinho Afonso, administrador da Têxteis Penedo; e, no mesmo dia, às 15h30, com João Almeida, administrador da Têxteis JF Almeida, Mico Mineiro, administrador da Twintex, Susana Serrano, CEO e board member da Acatel, do Grupo Impetus, e Alexandra Araújo, administradora da LMA.