Expectativas altas para o Modtissimo

O Modtissimo abre as portas na Exponor a 15 e 16 de fevereiro e, face à procura, tanto por parte dos expositores, que lotaram o espaço disponível, como dos compradores, para esta 61.ª edição, as perspetivas são mais do que positivas.

Segundo a Associação Selectiva Moda, a entidade organizadora do Modtissimo, estarão disponíveis, durante os dois dias, 346 coleções, que ocuparão o pavilhão 5 da Exponor. «As nossas expectativas são excelentes, temos lotação esgotada e uma área maior do que a edição de fevereiro passado», afirma Manuel Serrão, CEO da Associação Selectiva Moda. «As inscrições de compradores também se encontram a decorrer a bom ritmo, com uma afluência superior à de outros anos pela mesma altura», acrescenta, dando ainda conta de uma forte presença internacional. «Com a ajuda das várias delegações do AICEP temos já mais de 130 compradores internacionais confirmados e imprensa de vários países. Para além dos registos orgânicos na nossa plataforma que já ultrapassam os 300 compradores internacionais», aponta Manuel Serrão.

Manuel Serrão

O apelo do salão português dedicado à indústria têxtil e vestuário tem sido amplificado pelo posicionamento da indústria têxtil e vestuário nacional, assim como pela consistência do próprio salão, que o CEO da Associação Selectiva Moda sublinha ser o mais antigo da Península Ibérica. «Portugal tem o maior cluster têxtil da Europa e a reunião do mesmo acontece duas vezes por ano no Modtissimo. Em dois dias o encontro de toda a fileira permite quer a expositores quer a compradores encontrar soluções inovadoras e entrar em contacto com todos os fornecedores, centros tecnológicos, associações, Universidades e Centros de Formação», destaca Manuel Serrão.

Um programa vasto

Além da presença de 200 expositores, divididos pelas áreas de tecidos e acessórios, agentes de tecidos, confecionadores de adulto e criança e serviços, o Modtissimo volta a apresentar um programa de ações paralelas com informação para toda a indústria, particularmente focado em temas como a sustentabilidade e a digitalização.

[©CITEVE]
Das iTechStyle Talks, organizadas pelo CITEVE, consta uma mesa redonda com a indústria (15 de fevereiro, às 15h15), com a intervenção de responsáveis da A. Sampaio, Olmac, Gulbena e ForTeams Lab, assim como uma talk sobre a ligação à floresta, denominada “Da floresta ao produto têxtil – uma jornada sustentável” (16 de fevereiro, às 14h30), outra sobre digitalização no sector (16 de fevereiro, às 11h) e uma outra que tem como protagonista a TMG, batizada “ArtNetic – o ecossistema da moda” (16 de fevereiro, às 11h15).

O Modtissimo será ainda palco da comemoração dos 15 anos em Portugal da ISPO Munich, a maior feira de desporto da Europa. No dia 15 de fevereiro, às 17h, haverá uma talk, com as intervenções de Tania Mutert de Barros, representante da feira em Portugal, Engin Müller-Özer, diretor da categoria de fornecedores e produtores, e Tobias Gröber, diretor do ISPO Group, a que se seguirá um cocktail.

O salão contará igualmente com os habituais fóruns de tecidos, fórum de novos talentos e o iTechStyle Showcase, de onde sairão parte dos finalistas do concurso iTechStyle Awards, que serão conhecidos às 15h do dia 15 de fevereiro. Será também apresentada a nova revista temática do projeto Sustainable Fashion From Portugal, da ATP, intitulada The Green Way, que tem como tema os mais recentes processos adotados pelas empresas portuguesas no âmbito da sustentabilidade.

[©Representação da ISPO Munich em Portugal]